Gadoo - Notícias e Curiosidades

5 Dicas para evitar acidentes domésticos

Compartilhe:

A maior parte dos acidentes ocorridos no Brasil são acidentes domésticos, ou seja, acidentes ocorridos dentro da própria casa em que reside o individuo acidentado.

Em geral, os acidentes costumam ser fruto de imprudência, podendo ser facilmente evitados pelos acidentados caso os mesmos agissem com um maior senso de precaução, o que não costuma acontecer no ambiente “do lar”, aonde as pessoas conhecem muito bem cada metro² e carregam consigo (mesmo que sem intenção) a sensação de estar imune à qualquer perigo.

Pensando nisto, elaboramos este post aonde você irá conhecer 5 dicas valiosas que irão lhe ajudar a evitar acidentes domésticos e manter protegidos os membros de sua família.

#1 – Elimine passadeiras e tapetes desnecessários

Tapetes e passadeiras podem dar um toque especial para a decoração de diversos ambientes, contudo, são grandes vilões, principalmente dos idosos.

O risco de tropeçar em um tapete ou passadeira e acabar caindo é bastante grande, e, dependendo do local e intensidade com que esta queda ocorrer as consequências podem ser bastante graves como a fratura de algum osso, por exemplo.

Nos casos em que é impressindível o uso do tapete prefira os modelos com a parte inferior emborrachada (os antiderrapantes), o que faz com que o mesmo não se mova facilmente, assim, diminui um pouco o risco de enrosco e/ou tropeços que podem resultar em quedas.

#2 – Utilize barras de apoio para o box e vaso sanitário

Muitas pessoas tem a concepção de que barras de apoio são necessárias apenas em casas com pessoas idosas, o que é errado, pois proteção nunca é demais, independente da idade.

Idosos costumam ter menor força física e maiores problemas com equilíbrio se comparados à pessoas mais jovens, e por isto precisam de barras de apoio para facilitar os atos de sentar e levantar do vaso sanitário e garantir sustentação enquanto estão se ensaboando durante o banho.

Por outro lado, pessoas jovens não seriam prejudicadas em nada caso gozassem deste mesmo auxílio das barras de apoio, muito pelo contrário, elas ficariam ainda mais seguras. Por isto nossa dica número 2 é: utilize as barras de apoio independente da faixa etária das pessoas que frequentam a sua casa.

#3 – Não ande no escuro, e tenha um abajur ou luminária ao lado da cama

Grande parte dos acidentes domésticos ocorrem devido a falta de iluminação do ambiente.


PUBLICIDADE

Algumas pessoas precisam levantar durante a madrugada para ir ao banheiro, ou até mesmo para iniciar de vez o seu dia, e é aí que muitos acidentes domésticos acontecem, pois a combinação sono + escuridão traz um grande risco, já que neste momento não importa se a pessoa conhece bem o ambiente, seus reflexos estão menos aguçados e qualquer movimento em falso, como tropeçar em um chinelo, por exemplo, pode ocasionar uma queda violenta.

Ter um abajur ao lado da cama minimiza em muito o problema da iluminação, ao menos dentro do quarto. No caso de ter de caminhar até o banheiro, cozinha ou qualquer outro comodo, acenda as luzes presentes no caminho.

Abajur aceso

Saiba como evitar acidentes domésticos

#4 – Tire móveis e objetos da “passagem”

Mesmo uma residencia pequena deve contar com uma área de passagem livre de obstáculos, destinada ao trânsito das pessoas no interior da residência.

Manter móveis e objetos travando a área de passagem da residência cedo ou tarde vai resultar em um acidente doméstico, que pode ser um simples tropeço, uma batida no dedinho do pé e, em casos mais complicados, uma queda.

#5 – Lembre-se dos ensinamentos que recebe desde quando era criança

Esta dica é na verdade um combo.

Lembra de todos os ensinamentos sobre precaução de acidentes que você recebe desde quando era um criança? Pois bem… siga todos eles.

● Mantenha os medicamentos fora do alcance de crianças;
● Ponha tela ou grades nas janelas caso tenha crianças em casa;
● Não deixe sofás, cadeiras, bancos, nem nenhum outro móvel abaixo da janela caso tenha crianças em casa e não tenha instalado tela ou grades;
● Sempre prefira escadas à bancos ou cadeiras caso necessite alcançar um lugar alto;
● Não mecha com a fiação elétrica a menos que tenha sido educado para isto;
● Mantenha portas de armários e gavetas sempre fechadas;
● Nunca deixe o cabo de panelas virados para o lado de fora do fogão;
● Nunca deixe bebês sozinhos, principalmente na banheira;
● Evite pisos molhados;
● Não ande apenas de meias, ou use somente meias antiderrapantes;

Gostou? Então compartilhe:
Quer receber mais coisas interessantes? Curta nossa página no Facebook:
Deixe seu comentário:
Gadoo - Notícias e Curiosidades
© Todos os direitos reservados | Gadoo