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5 passos simples para saber se uma loja virtual é segura e confiável

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Com o crescimento do comércio eletrônico novas lojas virtuais tem surgido a todo momento, curiosamente, ao mesmo tempo em que estudos apontam que a maioria dos consumidores brasileiros não confiam em efetuar compras pela internet em lojas pouco conhecidas.

Acontece que, sendo uma loja conhecida ou não, existem alguns indicadores que podem garantir com segurança o quanto a mesma é segura e quão eficiente é a prestação dos seus serviços de entrega e pós venda.

O problema é a maioria das pessoas não conhecem estes indicadores, e não sabem avaliar uma loja virtual para saber se a mesma é segura e confiável.

Se você faz parte desta maioria de pessoas, saiba que está no lugar certo, pois listamos abaixo 5 passos simples que ensinam como você pode determinar se uma loja virtual é confiável ou não.

Vamos aos passos:

#1 – Checar a presença de informações obrigatórias por lei

Segundo a lei do e-commerce é necessário que todas as lojas virtuais apresentem as seguintes informações:

● Telefone;
● Endereço físico;
● CNPJ ou CPF;
● E-mail para contato ou link para página que possua formulário de contato.

Ao entrar em uma loja virtual verifique se a mesma exibe as informações citadas acima.

A ausência de alguma destas informações carateriza o descumprimento da lei, e não dá para confiar em uma empresa que não cumpre sequer o básico da legislação não é mesmo?

Se quiser ir mais além, você pode ligar para o telefone ou enviar um e-mail / contato para testar a qualidade do atendimento.

Golpe online

Evite surpresas comprando pela internet

#2 – Checar se a loja protege os seus dados

Ter os dados roubados enquanto navega na internet pode ser um pesadelo sem tamanhos, principalmente se os dados roubados forem os números do cartão de crédito, RG, CPF, etc.

Uma maneira simples de verificar se a loja virtual protege os seus dados é confirmar a presença do cadeado verde na barra de endereços do seu navegador de internet.

Este cadeado deve estar presente ao menos nas páginas em que você precise inserir os dados pessoais ou de pagamento.

Veja exemplo:

Cadeado SSL

Proteção dos dados

Este cadeado significa que a loja está utilizando um protocolo seguro em que os dados transmitidos são todos criptografados.


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#3 – Cheque se a página inicial da loja contém links para páginas de políticas de trocas / devoluções

Ainda segundo a lei do e-commerce, é necessário que toda loja virtual inclua informações sobre a política de troca / devolução de um produto adquirido.

É comum que as lojas virtuais centralizem estas políticas em uma única página, mas pode haver casos em que estas informações sejam especificadas diretamente na página de exposição do produto.

Sendo assim, verifique o site em busca das políticas de trocas e devoluções e, caso não as encontre, não confie na loja, pois a mesma já está desrespeitando a legislação.

#4 – Procure por certificados de segurança

Antes de comprar em uma loja desconhecida verifique se existem selos de certificação de segurança no rodapé do site e clique sobre eles para obter maiores informações.

Nos casos em que o certificado não for clicável, considere-o como inválido.

Veja exemplo de selo de segurança:

Selo de segurança

#5 – Pesquise pela reputação da loja no Reclame Aqui

O Reclame Aqui é o maior site de defesa dos direitos do consumidor do Brasil.

Lá os consumidores que enfrentam problemas com empresas postam reclamações sobre as ocorrências e aguardam por um contato da empresa, que também monitora a ferramenta.

Se uma loja virtual não for confiável e apresentar problemas com fraudes, atrasos de entrega e até mesmo qualidade dos produtos, certamente haverão reclamações no Reclame Aqui sobre isto.

Recapitulando

É isto, agora você já conhece os passos que deve executar para determinar se uma loja virtual é segura e confiável.

1. Procure informações obrigatórias por lei;
2. Confirme se a loja protege os seus dados;
3. Confira se existem políticas de troca / devolução;
4. Vá atrás de certificados de segurança (esse pode ser relevado se todos os outros estiverem ok);
5. Pesquise a reputação no Reclame Aqui.

Se após estas verificações você encontrar algo que desabone a loja virtual, desista da compra, provavelmente o produto que você deseja adquirir estará disponível em uma outra loja, mesmo que custando um pouco mais caro.

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