Gadoo - Notícias e Curiosidades

Aviação: o que é um DOV?

Compartilhe:

Até alguns anos atrás, as pessoas tinham receio em viajar de avião e optavam por meios de transporte terrestres. No entanto, o meio de transporte mais seguro da atualidade é o aéreo, ou seja, o avião, que transporta milhares de passageiros do mundo inteiro, todos os dias. Mas, para que tenhamos segurança ao voar, é necessária uma equipe qualificada para fazer com que o avião siga do ponto de partida ao destino sem nenhum problema. Para isso, não basta apenas de uma tripulação eficiente, composta de piloto, comandante e comissários, sendo necessário também um profissional que cuide da rota do avião, ou seja, o responsável pelo plano de voo, tarefa essa realizada por um profissional da aviação conhecido como DOV.

Por dentro da profissão…

DOV é uma sigla que significa Despachante Operacional de Voos, ou seja, cabe a esse profissional traçar toda a rota que o avião fará e repassar ao piloto horas antes do voo. Essa atividade é feita tanto em voos internacionais, quanto nos domésticos (voos para dentro do país).

Além disso, o DOV é responsável por verificar questões ligadas à quantidade de combustível da aeronave, bem como a carga do avião e também observar a metereologia.

O plano de voo é feito e assinado pelo DOV, assim como pelo piloto do voo, atestando que as informações estão validadas com coerência, afinal de contas, um erro, por menor que seja, pode causar uma tragédia.

Por isso, se você quer trabalhar como DOV, além de conseguir raciocinar de forma rápida, é preciso saber lidar com a pressão da responsabilidade, pois é uma função de alto risco à vida, pois um erro pode ser fatal.


PUBLICIDADE

cabine de avião

Descubra o que é um DOV

Como ser um DOV?

Para se tornar um DOV, não é preciso fazer faculdade, mas sim, um curso com duração aproximada de um ano.
Esse curso, atualmente, está dividido em dois módulos, sendo que, ao término de cada um, o futuro DOV deverá realizar uma avaliação pela escola e também pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).

Com esse curso concluído e com êxito, o aluno receberá uma carteira de identificação, possibilitando exercer essa função em uma empresa. Mas ainda será preciso outra avaliação, afinal de contas, nesse momento, experiência prática, ainda não existe.

Então, quando o habilitado a essa função é chamado para trabalhar em uma companhia aérea como DOV, ele será submetido primeiramente a um curso, a fim de conhecer os aviões com os quais a empresa trabalha. A partir desses conhecimentos, ele terá que realizar outra avaliação e somente após aprovação poderá iniciar sua carreira.

É importante saber que, para fazer esse curso, é preciso ter pelo menos 21 anos de idade e ter o ensino médio completo.

Quanto ganha um DOV

Essa é uma profissão que possui plano de carreira, ou seja, você poderá ser DOV junior, pleno e sênior. Essa classificação evidentemente proporciona diferenças na remuneração e varia de acordo com cada empresa, mas um DOV com experiência mínima pode chegar a ganhar em torno de R$ 2 mil mensais.

Gostou? Então compartilhe:
Quer receber mais coisas interessantes? Curta nossa página no Facebook:
Deixe seu comentário:
Gadoo - Notícias e Curiosidades
© Todos os direitos reservados | Gadoo