Gadoo - Notícias e Curiosidades

Como acalmar seu cão durante os fogos de artifício?

Compartilhe:

Se você tem um cãozinho de estimação, provavelmente já percebeu o quanto ele fica assustado nos momentos em que escuta os fogos de artifício. Segundo especialistas, as reações dos animais quando escutam tais sons são equivalentes ao transtorno de estresse pós-traumático em humanos.

Dessa forma, não é fácil tratar o problema, ainda mais sabendo que, devido à falta de controle cognitivo e a incapacidade de racionalizar e analisar suas ansiedades fazem com que os cachorrinhos sofram ainda mais.

Não se sabe exatamente o que provoca a fobia a ruídos aos animais, como bombas e trovões, por exemplo. Apesar disso, é confirmado que algumas raças sofram mais que outras por conta de tais barulhos.

Cão Assustado

Como acalmar cães durante os fogos de artifício.

Os principais sinais do problema costumam surgir no seu primeiro ano de vida, e a fobia tende a piorar com o passar do tempo. Então, como cuidar desse problema com meu cãozinho?

Abaixo é possível conferir algumas dicas para saber o que fazer com seu cachorrinho nos momentos dos fogos de artifício:


PUBLICIDADE

1 – Vista seu cão ou o mantenha envolto por algo que exerça uma pressão constante sobre seu corpo (até um abraço apertado pode ser dado).

Vale lembrar que, no caso da roupinha, é melhor que acostume o animal a usá-la fora dos dias de muitos ruídos, já que, vestindo a mesma apenas em tais ocasiões possa fazer com que ele associe os sons a ela.

2 – Outra dica é usar a “DAP-terapia”, ou seja, o uso do feromônio apaziguador de cães. O produto é feito com base em feromônios liberados por fêmeas lactantes, os quais dariam ao animal a sensação de segurança e bem-estar. Eles podem ser encontrados na forma de difusor de ambientes ou até em coleiras que liberam a substância.

3 – Evitar levar o cachorro para o local onde ocorre a festa. É melhor mantê-lo dentro de casa, onde se sente mais seguro.

4 – Se estiver em casa com ele, converse durante o barulho usando palavras de conforto para acalmá-lo.

5 – Feche as janelas e portas tentando bloquear o máximo possível dos ruídos. Isso também evita que ele fuja e se machuque.

6 – Caso seu cão cave buracos ou arranhe a mobília, não brigue com ele. Essa é uma forma de ele liberar seu estresse no momento.

Fonte: io9

Gostou? Então compartilhe:
Quer receber mais coisas interessantes? Curta nossa página no Facebook:
Deixe seu comentário:
Gadoo - Notícias e Curiosidades
© Todos os direitos reservados | Gadoo