Gadoo - Notícias e Curiosidades

Como armazenar leite materno?

Compartilhe:

Muitas mães ficam com dúvidas sobre o método correto para fazer o armazenamento do leite materno, de modo que o mesmo conserve os seus nutrientes e não venha a estragar tornando-se impróprio para o consumo do bebê.

Na verdade, existem diversos passos que devem ser seguidos para garantir a qualidade do leite materno armazenado e isto inclui a higienização dos objetos utilizados para retirar e armazenar o leite e também o local em que o mesmo fica conservado após a extração.

Ao longo deste post você verá um método eficaz para armazenar o leite materno sem correr riscos de ter que descartá-lo depois por qualquer tipo de problema.

Higienize muito bem as mãos, a mama e os utensílios que serão utilizados para extração

Antes de começar o trabalho de retirada do leite materno é necessário higienizar as mãos lavando-as com água e sabão e higienizar também todos os demais utensílios utilizados como a bombinha de extração e o recipiente no qual o leite ficará armazenado.

A propósito, recomenda-se utilizar como recipiente para armazenamento de leite materno uma mamadeira que seja disponibilizada apenas para este fim, ou então um pote de vidro que possua tampa plástica que o vede por completo (se tiver folha de alumínio na tampa por ser uma embalagem de reuso, retire-a).

Execute o processo o mais rápido possível

Quanto mais tempo o leite materno ficar em local não refrigerado, maiores são as chances de que o mesmo torne-se impróprio para o consumo do bebê.

Estima-se que o tempo limite que o leite materno pode ficar em temperatura ambiente sem influenciar negativamente a sua qualidade são 2 horas.


PUBLICIDADE

Sabendo disto, faça a retirada do leite o mais rápido que puder e assim que terminar o processo tampe bem o recipiente que contém o leite e leve-o imediatamente ao freezer (congelador) ou então à geladeira.

Leite materno

Saiba como se deve armazenar corretamente o leite materno

Atenção para os prazos máximos para conservação do leite materno

Segundo especialistas o período máximo para conservação de leite materno em geladeira é de 12 horas, já no freezer (congelador) este período torna-se mais extenso, sendo de 15 dias.

Nossa dica é para você optar sempre pelo congelamento do leite, a menos que tenha certeza que poderá dá-lo para o bebê antes de passarem 12 horas da retirada, já que nestes casos pode-se utilizar a geladeira sem comprometer a qualidade e ainda poupa-se o trabalho do descongelamento.

Como descongelar o leite materno?

Uma outra dúvida comum é sobre o descongelamento do leite.

Existem pessoas que descongelam diretamente no microondas, mas isto é errado, pois pode superaquecer o leite e haver perda de diversos nutrientes.

O modo apropriado para o descongelamento do leite materno é uma espécie de banho-maria, aonde utiliza-se um vasilhame com água morna (nunca com água fervente) e coloca-se o recipiente com o leite dentro.

Gostou? Então compartilhe:
Quer receber mais coisas interessantes? Curta nossa página no Facebook:
Deixe seu comentário:
Gadoo - Notícias e Curiosidades
© Todos os direitos reservados | Gadoo