Gadoo - Notícias e Curiosidades

Como saber se uma pessoa é psicopata?

Compartilhe:

Uma pesquisa revelou que pessoas com personalidade psicopata têm menos chances de bocejar ao ver alguém abrindo a boca.

Além disso, a empatia também é algo a ser notado. Se trata da capacidade emocional de se colocar no lugar de outra pessoa, o que psicopatas não fazem, já que não se sensibilizam com o sofrimento ou alegria dos outros.

Olhando no lado científico, a justificativa para explicar o fato do bocejo ser contagioso é exatamente a empatia, apesar de que, nesse caso, a fazemos de forma inconsciente, e não voluntária.

O pesquisador Brian Rundle, responsável pelo estudo, criou a pesquisa para tentar encontrar uma relação entre psicopatia e o ato de bocejar.

Como saber se uma pessoa é psicopata?

Pesquisa revelou que pessoas com personalidade psicopata têm menos chances de bocejar ao ver alguém abrindo a boca, além de não terem empatia.

As pessoas psicopatas geralmente apresentam um estilo de vida antissocial, sendo egoístas, impulsivas, manipuladoras e dominantes. Elas não demonstram medo nem empatia.

71

Brian avaliou o comportamento de 135 pessoas, que inicialmente tiveram que responder a um teste psicológico com 156 questões. A ideia era definir perguntas sobre sensibilidade, medo e impulsividade.


PUBLICIDADE

Após essa etapa, os participantes foram guiados a uma sala com vários computadores. Cada um ficou em frente uma máquina e recebeu um fone de ouvido para evitar ruídos externos.

72

Depois eletrodos foram colocados em seus olhos, na testa e em dois dedos de cada mão.

Pelo computador eles assistiram a um vídeo de 10 segundos, com imagens mostrando vários movimentos da face, como uma pessoa bocejando, outra rindo e uma terceira neutra.

Entre cada expressão nas imagens, aparecia uma tela branca.

Assim foi possível relacionar os resultados dos testes psicológicos com a frequência com a qual bocejaram e a quantidade de respostas dos músculos, nervos e da pele.

O pesquisador concluiu que quanto menos empatia a pessoa demonstrava ter, menos ela se contagiou com o bocejo alheio.

Apesar da conclusão, Brian alerta para não julgarmos uma pessoa como psicopata pelo fato dela não bocejar se ver alguém o fazer. Ele diz que mesmo quem sente empatia pode não bocejar se ver um estranho bocejando.

O que se descobriu é uma ligação neurológica entre psicopatia e o bocejo contagiante.

Fonte: MegaCurioso

Gostou? Então compartilhe:
Quer receber mais coisas interessantes? Curta nossa página no Facebook:
Deixe seu comentário:
Gadoo - Notícias e Curiosidades
© Todos os direitos reservados | Gadoo