Gadoo - Notícias e Curiosidades

Economize energia elétrica abandonando maus hábitos

Compartilhe:

Pode parecer mentira, mas os maus hábitos de consumo são responsáveis por grande parte dos gastos presentes em sua conta de energia elétrica.

O brasileiro em geral é um pouco inconsequente com o consumo de energia elétrica, pois põe em primeiro lugar o seu conforto e somente depois pensa no quanto este conforto custa para sí e/ou para o meio ambiente.

Neste post, você verá 3 maus hábitos que provavelmente te fazem pagar uma conta de energia mais alta no final do mês.

#1 – Seu chuveiro está sempre na potência máxima

O Brasil é um país para lá de tropical e as temperaturas aqui costumam ser de médias para altas na maior parte do ano, contudo, muitas pessoas passam o ano inteiro com o chuveiro na posição inverno, operando em potência máxima, um gasto de energia elétrica desnecessário.

Além de que, quanto maior for a temperatura do ambiente mais aquecida a água virá pela tubulação, e estando o chuveiro na posição inverno será necessário abrir mais o registro para que o banho não fique muito quente, desperdiçando ao mesmo tempo água e energia elétrica.

#2 – Você deixa o ar condicionado ou aquecedor ligado a noite toda

Ar condicionado e aquecedor de ambientes são os maiores vilões do consumo de energia elétrica, por isto, é recomendado que estes aparelhos somente sejam utilizados em casos de real necessidade.

Tudo bem que é difícil dormir em um quarto gelado ou quente demais, no entanto, é possível programar seus aparelhos para trabalharem apenas por um determinado período de tempo e se desligarem-se sozinhos, ou seja, deixe ligado 30 minutos antes de ir para o ambiente e quando for dormir programe para desligar após 1 hora.

Muito provavelmente, você não acordará com problemas durante a noite e ainda economizará bastante energia.


PUBLICIDADE

tomada

Dicas ajudam a economizar energia elétrica

#3 – Seus aparelhos ficam todos em Standy By

Entende-se Standy By como modo de espera, ou seja, quando o aparelho está ligado na tomada, com aquela luz acesa e pronto para ser utilizado.

Muita gente não leva a sério, mas deixar aparelhos eletrônicos em Standy By pode ocasionar um aumento de consumo de energia elétrica que representa aproximadamente R$2,00/mês para cada aparelho.

Agora imagine esto gasto em uma casa que tenha aparelho de som, home theater, TV, computador, despertador, microondas, DVD, vídeo-game, entre outros. Somente com os citados agora o acréscimo já seria de R$16,00/mês.

#4 – Você acha as lâmpadass fluorecentes caras demais

As lâmpadas fluorecentes compactas são em média 3 a 4 vezes mais caras que as lâmpadas convencionais (as incandescentes), e por este motivo muita gente acaba optando por utilizar o lâmpada mais barata.

Acontece que, mesmo custando mais que o dobro das lâmpadas incandescentes, as lâmpadas fluorescentes compactas podem consumir até 5 vezes menos energia, o que representa uma econômia de consumo considerável.

Neste caso especifico, optar pelo barato acaba saindo caro no final das contas, pois o valor mais alto pago pela lâmpada de melhor eficiencia energética retorna em aproximadamente 3 meses com a economia no consumo, o que faz o custo x benefício ser ótimo.

E você, anda gastando muita energia elétrica sem necessidade?

Você acabou de conhecer 4 maus hábitos que a maioria das pessoas carregam consigo e que lhes fazem gastar muito mais no final do mês com a conta de energia elétrica.

Agora eu lhe pergunto, quais maus hábitos você carrega consigo?

O que tem feito para economizar no consumo de energia?

Deixe um comentário abaixo com sua experiência sobre o assunto!

Gostou? Então compartilhe:
Quer receber mais coisas interessantes? Curta nossa página no Facebook:
Deixe seu comentário:
Gadoo - Notícias e Curiosidades
© Todos os direitos reservados | Gadoo