Gadoo - Notícias e Curiosidades

Melhores tipos de biometria

Compartilhe:

Para quem ainda não sabe, biometria é o estudo estatístico acerca das características comportamentais e físicas dos seres vivos, que recentemente, tem sido muito usada para identificá-los.

4 melhores tipos de biometria

Há diversos tipos de biometria disponíveis atualmente, e por isso, vamos listar aqui os 4 melhores tipos de biometria que existem, para que você saiba mais sobre esse fascinante assunto.

Iris

O reconhecimento por meio dos olhos é muito famoso por causa de alguns filmes de ficção cientifica que retratam o futuro da humanidade.

Pois ele se trata de um dos tipos de biometria mais modernos e atuais que existem, sendo aplicado por meio da coloração dos olhos, que é captada com a ajuda de uma luz infravermelha.

Apesar de ser uma tecnologia que ainda é muito cara, por causa de sua credibilidade, ela é muito usada por empresas que precisam cuidar do acesso restrito a locais mais sigilosos.

Mas com o barateamento dessa tecnologia, que irá ocorrer em breve, muito provavelmente ela se tornará o tipo de biometria mais comum que haverá.

Voz

Esse tipo de biometria é muito eficiente, pois utiliza a analise das cordas vocais e dos padrões sonoros emitidos, conseguindo distinguir entre os mais diversos tipos de timbres de voz.

Ainda apresenta algumas falhas, como a interferência de ruídos externos, mas com as melhorias promovidas pelas pesquisas feitas atualmente, esse tipo de biometria começa a ser aplicado cada vez mais.

Olhando para o futuro da biometria e para o futuro da segurança, a biometria por meio da voz figura como um dos tipos de biometria mais promissores, já que é um dos mais eficientes que há, rivalizando com a biometria por meio da Iris.


PUBLICIDADE

Sua aplicação ainda é restrita, mas como já dito, em bem pouco tempo muito provavelmente a maior parte das empresas utilizará esse tipo de biometria como forma de identificação de funcionários, por exemplo.

Face

O reconhecimento por meio dos padrões faciais é outro que é muito visto em filmes de ficção cientifica, com grande apelo para o que podemos chamar de uma realidade do futuro.

Mas a verdade é que se trata de um dos tipos de biometria mais usados atualmente, já que permite que apenas por meio de uma câmera que captura imagens em 3D seja possível identificar uma pessoa pelo seu padrão de rosto.

Sua aplicação já é muito utilizada, especialmente em questões relacionadas à segurança, onde a policia faz uso de registros em câmeras de segurança para buscar por suspeitos de crimes.

Impressão digital

biometria digital

Descubra quais os tipos de biometria

Esse é o método mais comum e mais utilizado no mundo todo, já que é por meio da impressão digital que conseguimos distinguir um ser humano de outro de modo mais eficaz.

As aplicações são as mais variadas, já que é possível usar a biometria por meio da impressão digital para as fechaduras de residências, para realizar a marcação de ponto em empresas e até para fazer transações em bancos.

No Brasil, esse tipo de identificação começa a ser implantada para identificar o eleitor que deseja votar.

Gostou? Então compartilhe:
Quer receber mais coisas interessantes? Curta nossa página no Facebook:
Deixe seu comentário:
Gadoo - Notícias e Curiosidades
© Todos os direitos reservados | Gadoo