Gadoo - Notícias e Curiosidades

O que é e para que serve o teste vocacional?

Compartilhe:

Decidir os rumos da vida profissional é, para muitos jovens, o motivo de várias noites em claro, sem falar na grande pressão sofrida por parte da família. Para que você possa ter mais tranquilidade para encarar mais essa etapa em sua vida, falaremos, neste artigo, sobre o que é e para que serve o teste vocacional.

A escolha é sua…

Apesar de todo o clima de tensão em torno dessa escolha – que é tão importante, não apenas do ponto de vista profissional, mas também no âmbito da realização pessoal de cada indivíduo, é necessário ter em mente que o processo de opção por determinada carreira não deve se basear na vontade dos pais, nem tampouco na pura e simples busca por um grande salário.

Teste vocacional

O que é e para que serve o teste vocacional?

Teste vocacional x orientação profissional

Dentro de nossa cultura burguesa, que visava segregar pessoas e justificar a desigualdade social e a falta de emprego para todos, era comum confundir orientação profissional com orientação vocacional.


PUBLICIDADE

Na verdade, o processo de orientação profissional envolve não apenas a escolha da carreira, mas todos os processos decisórios pelos quais um indivíduo passa durante a sua permanência no mercado de trabalho, inclusive, englobando as orientações necessárias para a decisão pela aposentadoria.

O teste vocacional, uma vertente da Psicologia chamada Avaliação Psicológica, baseia-se nos instrumentos utilizados pelo psicólogo para avaliar o indivíduo, auxiliando-o na busca pela profissão que mais se enquadre em suas características individuais. É preciso ressaltar, porém, que essa análise visa tão-somente provocar a reflexão em torno das possibilidades de escolha, cabendo ao indivíduo optar por aquela que mais lhe pareça adequada à sua personalidade.

Portanto, não procure por mágicas ou respostas do tipo “faça tal curso”, mas invista nesse teste como uma forma de encontrar, você mesmo, o caminho a seguir em direção à sua realização pessoal e profissional.  Vale ressaltar que os testes devem ser aplicados por um psicólogo que conheça a validade e a confiabilidade do exame.

Gostou? Então compartilhe:
Quer receber mais coisas interessantes? Curta nossa página no Facebook:
Deixe seu comentário:
Gadoo - Notícias e Curiosidades
© Todos os direitos reservados | Gadoo