Gadoo - Notícias e Curiosidades

Qual o melhor tipo de tênis para praticar atividade física?

Compartilhe:

Existem diversos tipos de tênis que são próprios para a prática de atividades físicas, contudo, cada tipo de atividade física requer um modelo de tênis específico, isto para potencializar os resultados obtidos com o exercício e prevnir possíveis problemas de saúde causados pela utilização de um calçado inadequado.

A prática de atividade física com um tênis inadequado pode provocar dores e lesões no corpo do indivíduo durante os exercícios e por este motivo deve-se buscar orientação a fim de descobrir qual o melhor tipo de tênis para a pratica da atividade que você mais gosta.

Descubra o tênis adequado para a prática da sua atividade física preferida

Listamos abaixo os tipos de tênis mais adequados para a pratica de algumas das atividades físicas mais praticadas pelos brasileiros.

Tênis para corrida e caminhada

O tênis ideal para corridas e caminhadas deve ser leve, flexível, as solas devem ser macias e possuir capacidade de absorção de impacto, o tênis correto previne lesões nos joelhos e nas articulações provocadas pelo atrido dos pés com o solo.

Mulher correndo

Saiba qual o melhor tipo de tênis para praticar atividade física

Exemplos de tênis para corrida

● Asics Gel Contend
● Mizuno Wave Laser 2

Exemplos de tênis para caminhada:

● Adidas Lite Arrow
● Nike Lunareclipse+3

Tênis para academia

Os tênis ideais para a prática de atividade física nas academias devem ser firmes e fortes devido ao grande carga de peso levantada pelos praticantes de musculação, precisam também ter alta capacidade de absorção de impacto para a prática de atividades como Jump e Step.


PUBLICIDADE

Para esta modalidade a proridade é a estabilidade, as palmilhas dos tênis devem ser confortáveis, o amortecimento é essencial para que não ocorra dores, lesões nos joelhos, nos quadris ou outras lesões musculares.

Exemplos de tênis para academia

● Adidas Essential Star Mesh
● Nike Flex Supreme TR 2

Tênis para jogar vôlei

O tênis para a prática do vôlei precisa dar estabilidade e conforto ao praticante deste esporte, sobretudo deve apresentar grande capacidade de absorção de impacto, bem como garantir que o pé do atleta respire evitando o acúmulo de suor, com o tênis molhado o pé do esportista escorrega mais o que pode ocasionar quedas durante uma partida de vôlei.

Exemplos de tênis para prática vôlei

● Asics Gel-Rocket 6
● Olympicus Golden 1
● Mizuno Wave Bolt 3

Tênis para prática de ciclismo

Ciclistas também necessitam de um tênis específico para a prática esportiva. Na verdade não é um tênis, mais sim uma sapatilha.

As sapatilhas são mais confortáveis que os tênis para a prática do ciclismo, pois garantem maior flexibilidade e conforto ao pé durante as pedaladas.

É comum ver ciclistas utilizando tênis que são próprios para caminhada para pedalar, o que não é o mais indicado, uma vez que estes tênis geralmente possuem cadarços que podem enroscar, além de não permitir uma grande mobilidade dos pés.

Ademais, cada modalidade de ciclismo requer uma sapatilha específica. Algumas são equipadas com um pequeno salto para melhor encaixe no pedal, outras já possuem cravos semelhantes aos de chuteiras para futebol, como no caso das sapatilhas para prática da modalidade Montain Bike.

Exemplos de sapatilhas para cicliscmo

● Sapatilha Shimano para Ciclismo SH-R106
● Sapatilha Exaustar Road E-SR243

Como andam os seus tênis próprios para atividade física?

Agora que você já conhece os principais tipos de tênis para as atividades físicas, que tal verificar se os seus estão adequados ou se já é hora de ir as compras?

Gostou? Então compartilhe:
Quer receber mais coisas interessantes? Curta nossa página no Facebook:
Deixe seu comentário:
Gadoo - Notícias e Curiosidades
© Todos os direitos reservados | Gadoo