Gadoo - Notícias e Curiosidades

Surgimento das redes sociais

Compartilhe:

De acordo com uma pesquisa realizada pela ComScore, as pessoas que utilizam das redes sociais no mundo inteiro, disponibilizam mais de 400 minutos por mês para estarem conectadas a outras pessoas e empresas, virtualmente.

Hoje, as redes sociais fazem parte da rotina dos usuários da internet e o fato delas quererem se sociabilizar na web não começou agora com esses canais de relacionamento, pois tudo começou há décadas atrás.

Como começou a interação na web…

Para quem acredita que a internet surgiu apenas na década de 90, engana-se, pois a primeira conexão dial-up surgiu ainda na década de 60 – mais exatamente em 1969, para fins comerciais, um sistema muito utilizado nos Estados Unidos.

Pouco tempo depois, o e-mail, que hoje em dia usamos com muita frequência, foi enviado pela primeira vez no ano de 1971. Certamente um marco na história da informação, que continuou evoluindo nessa mesma década, com a criação de um sistema no qual as pessoas podiam convidar outras para seus eventos.

Para quem não tinha acesso a tecnologia alguma, todos esses avanços foram grandiosos, sendo que, pouco depois da década de 90, em 1997, a AOL – America Online, deu origem a uma ferramenta com as mesmas funções que o MSN (Messenger) teve, quando criado tempos depois. Aliás, tudo indica que foi a partir dessa ferramenta da AOL que surgiu o MSN.


PUBLICIDADE

Cubo mágico redes sociais

Conheça um pouco das origens das redes sociais

O início das redes sociais…

Foi a partir de então que as pessoas começaram a criar as redes sociais, o que só se intensificou ainda mais com o surgimento do GeoCities, uma ferramenta que possibilitava às pessoas criarem suas próprias páginas de sites. No entanto, essa ferramenta teve quase 40 milhões de usuários e a Yahoo acabou por comprar tal ferramenta que, 5 anos depois, teve seu ponto final.

Durante o surgimento dessa ferramenta, iniciada em 1994 e finalizada em 2009, outras redes sociais apareceram, como é o caso do “The Globe” e da “Classmates”, duas redes que obtiveram êxito.

O grande “escândalo” das redes sociais

A grande repercussão das redes aconteceu com mais ênfase a partir do ano 2000, quando em 2002, o Fotolog, um blog destinado à postagem de fotos “bombou” entre os usuários, que totalizavam mais de 32 milhões.

Nesse mesmo ano surgiu o Friendster que conquistou muitos usuários e foi a primeira ferramenta a receber o título de “rede social”.

De lá para cá, outras tantas redes sociais surgiram, como o LinkedIn, que é uma rede social que vem crescendo e tem foco profissional, ou seja, as pessoas criam seus perfis para troca de contatos entre profissionais.

O LinkedIn surgiu em 2003, assim como o MySpace, uma rede social que foi considerada réplica do Friendster.

As redes da atualidade

Hoje, algumas pessoas utilizam do Orkut, uma rede social criada pela Google e que foi muito usada até a chegada do “grandioso” Facebook. Mas, não dá para esquecer o Twitter, que é uma rede ativa e só está abaixo do Facebook, atualmente.

A tecnologia não para por aí e novas redes ainda surgirão!

Gostou? Então compartilhe:
Quer receber mais coisas interessantes? Curta nossa página no Facebook:
Deixe seu comentário:
Gadoo - Notícias e Curiosidades
© Todos os direitos reservados | Gadoo