Gadoo - Notícias e Curiosidades

Veja 10 dicas imprescindíveis para aumentar sua produtividade no trabalho

Compartilhe:

Quem trabalha no mundo corporativo sabe que o tempo é imprescindível para o sucesso. Mas não se pode tentar aproveitá-lo de qualquer maneira, pois isso pode acabar prejudicando nas atividades profissionais.

Abaixo trazemos 10 dicas para quem deseja se tornar produtivo organizando seu tempo e garantindo assim melhor rendimento, para quem sabe, receber uma sonhada promoção. Confira:

01 – Colocar em prática suas vontades

Quem tem força de vontade precisa se movimentar para conseguir realizar as tarefas. Não adianta ter apenas a vontade se você não trabalhar de fato. Segundo um pesquisa realizada por Janet Polivy, o cérebro tem medo de grandes projetos porque somos propensos a desistir no primeiro obstáculo.

Assim, não adianta ter força de vontade apenas, é preciso trabalhar o cérebro para começar um determinado projeto imediatamente. Não se pode adiar as dificuldades, deve assumi-las e contorna-las.

Homem ao telefone

Colocar em prática suas vontades

02 – Realizar pausas aumenta a produtividade

Parar, respirar e sair da frente do computador por um tempo é de suma importância para maximizar seu trabalho e rendimento. Não adianta ficar na frente do computador por 4 ou 5 horas ininterruptas, pois isso diminui sua criatividade e desempenho.

O ideal é descansar por 15 minutos a cada 90 minutos trabalhados. Se achar o intervalo muito grande, 10 minutos podem ser suficientes. Saia do computador, converse com os colegas e relaxe o corpo.

Descanso

Realizar pausas aumenta a produtividade

03 – Crie listas sempre definindo prioridades

Outra boa alternativa é criar listas para suas atividades diárias. Faça isso usando uma folha de papel, ou se preferir, planilhas eletrônicas no seu computador. Se desejar use o quadro branco de sua empresa.

Para isso desenhe duas colunas, e coloque na primeira o tempo de as produtividade. Na segunda liste as tarefas que pretende realizar.

Separe o tempo da pausa nelas, e não marque nada nesses intervalos de 10 a 15 minutos. Assim você se monitora e consegue priorizar o que for mais importante.

Organização

Crie listas sempre definindo prioridades

04 – Várias tarefas podem diminuir seu rendimento

Nosso cérebro tende a ficar confuso quando realizamos muitas tarefas diferentes. Não se pode tentar ser eficaz fazendo tudo de uma só vez.

Assim, use a dica 3 para dar prioridade no que é mais importante, e faça cada coisa separadamente.

Dúvida

Várias tarefas podem diminuir seu rendimento

05 – Planeje o dia seguinte

Antes de sair da empresa, crie o hábito de planejar o que deve fazer no dia seguinte. Crie uma lista de tarefas, que pode ser feita no próprio dia, e separe o que ficou pendente, usando também a lista de prioridades.

De acordo com uma pesquisa da Kellog School, nós acreditamos que conseguimos planejar rapidamente o nosso dia, o que, na maioria das vezes, não ocorre de fato.

Assim acontecem as várias tarefas que diminuem nossa produtividade e podem ser fatais no trabalho.

Caneta e papel

Planeje o dia seguinte

06 – Perfeccionismo não é tão bom quanto pensamos

Existem pessoas que perdem muito tempo calculando nos mínimos detalhes um projeto ou uma atividade. Isso pode acabar reduzindo seu tempo e influenciando em outras atividades que deveriam ser feitas no dia.


PUBLICIDADE

Então a dica é dar o melhor no que estiver fazendo, mas sem exagerar. Faça o máximo para seu trabalho sair o melhor possível, mas sem que seja feito fora do prazo estipulado.

Mulher no notebook

Perfeccionismo não é tão bom quanto pensamos

07 – Aproveite tudo o que aparecer na sua frente

Leia tudo o que for possível no seu trabalho e sobre as tarefas que está desempenhando é de suma importância. Pegar jornais, revistas, livros, e o que encontrar acerca de suas atividades vai te ajudar.

Todas as dúvidas que tiver, pergunte e absorva para nunca esquecer a resposta. Veja o trabalho dos colegas, principalmente em quem tem mais tempo de empresa.

Converse com eles, pergunte sobre os projetos da empresa. As pessoas mais experientes podem dar dicas sobre sua atividade. Mas lembre-se: nunca tente puxar o tapete de seus colegas de trabalho.

Óculos no livro

Aproveite tudo o que aparecer na sua frente

08 – Use a internet de maneira saudável e evite distrações

A internet pode ser a grande vilã daqueles que trabalham na frente do computador. Muitas empresas não restringem o acesso à web no trabalho, mas alguns funcionários acabam abusando disso.

Use a internet para o necessário. Cheque seus e-mails particulares, e verifique apenas coisas pessoais. Evite acessar redes sociais, pois isso só lhe fará perder tempo no trabalho, podendo acumular atividades para depois.

teclado e mouse

Use a internet de maneira saudável e evite distrações

09 – Beba água e alimente-se de modo correto

Diminuir a quantidade de café é uma boa alternativa. Isso porque, mesmo ele tirando o sono, pode reduzir sua concentração. Beba bastante água no lugar do café. O corpo hidratado faz com que o cérebro funcione melhor, e o pensamento aconteça com maior fluidez. Use um copo descartável ou leve uma garrafinha para o trabalho.

Não se esqueça também de se alimentar de 3 em 3 horas. Dê preferência a alimentos com alto teor de proteínas e fibras, pois eles ajudam na produtividade.

Frutas também são boas alternativas. O que se deve evitar são alimentos com muito açúcar, sódio, gordura e ingredientes que fazem mal à saúde.

água

Beba água e alimente-se de modo correto

10 – Não leve problemas pessoais para o trabalho

Se você tiver brigado com o marido, ou esposa, ou têm problemas com os filhos, evite tocar no assunto dentro da empresa. Coloque o pensamento apenas no trabalho, pois assim esquecerá os problemas externos e renderá muito mais.

Esfrie a cabeça e pense com calma no que está acontecendo, tentando acertar os problemas pessoais longe do ambiente de trabalho. Assim suas tarefas sairão mais perfeitas e em menos tempo.

Mulher socando homem

Não leve problemas pessoais para o trabalho

Lembre-se sempre: o ambiente de trabalho faz diferença para sua produtividade, portanto o encare como algo bom em sua vida, e não como uma pedra em seu sapato.

Fonte: MegaCurioso

Gostou? Então compartilhe:
Quer receber mais coisas interessantes? Curta nossa página no Facebook:
Deixe seu comentário:
Gadoo - Notícias e Curiosidades
© Todos os direitos reservados | Gadoo