Gadoo - Notícias e Curiosidades

10 filmes que mergulham no universo que é a mente humana

Compartilhe:

Muitos filmes são capazes de revelar coisas interessantes sobre a personalidade humana e nosso comportamento.

O fato é que quem os assiste consegue fazer certas reflexões sobre si mesmo, e até entender melhor determinadas atitudes.

Pesando nisso, trazemos 10 filmes que mergulham no universo que é a mente humana.

Dá só uma olhadinha:

1. Laranja Mecânica: trata-se de um filme bastante agressivo que inclusive sofreu censura quando foi lançado. Ele faz uma análise da natureza da crueldade. O principal personagem sofre com problemas comportamentais e o governo precisa resolver como irá trat-lo.

Filmes que mergulham no universo que é a mente humana

Seleção traz 10 filmes sobre a mente humana. Eles são capazes de revelar coisas sobre personalidade e comportamento. Foto: © Warner Brothers  

2. Onde vivem os monstros: apesar de ser considerado um filme infantil, as crianças podem não entender a simbologia. A produção cinematográfica funciona como um guia para professores, psicólogos infantis e pais de jovens. É ideal para pessoas que desejam refletir sobre as relações interpessoais e o sobre o subconsciente, pois os monstros dos sonhos geralmente representam nossas preocupações e podem ser um reflexo de nós mesmos.

3. Sonhando Acordado: os sonhos podem refletir de forma distorcida nosso subconsciente, e no longa os sonhos dos personagens principais demonstram o que a mente realmente oculta – por várias vezes eles se misturam com a realidade.

Foto:

Foto: © France 3  

4. Cisne negro: trata-se de um filme lindo e forte, pois retrata o sonho de uma mãe que deseja transformar a filha em uma estrela, já que ela mesma nunca conseguiu ser a melhor bailarina de uma determinada companhia. No entanto, isso ocasiona um trágico desfecho. A filha então tenta satisfazer os desejos da mãe. O longa nos deixa tensos do início ao fim, e o final acaba chocando quem assiste.

5. Persona: o filme retrata como a vida é criada e destruída, e mostra a história de uma famosa atriz que no meio de um espetáculo se cala e após isso não fala com mais ninguém. Os especialistas não conseguem encontrar nada de errado com ela. O longa nos faz refletir sobre a autoanálise.


PUBLICIDADE

6. Paradise Trilogy: é um filme que conta a vida pessoal de 3 mulheres – Amor, Fé e Esperança. Cada uma possui uma luta interna devido a um problema não resolvido do passado conhecido somente por elas mesmas.

7. Repulsa ao Sexo: o filme conta a história de uma menina pobre que convivia com muita violência familiar por parte do padrasto e do pai. Quando adulta, ela tem medo de sair de casa e de se relacionar com pessoas, além disso, sente repulsa por homens, apesar de querer viver o amor.

8. O Duplo: é comum na arte vermos o tema dos sósias, e isso pode gerar discussões psicológicas bem interessantes. O ser humano passa a sentir nele mesmo outra pessoa que geralmente personifica o que é conhecido como a parte escura da alma, o que ocultamos no nosso interior.

9. Shame: é um filme que fala sobre uma pessoa viciada em sexo. O personagem parece fechado em uma caixa de onde não consegue sair, e está cansado da vida e das relações vazias. É um longa que nos faz refletir sobre a nossa própria vida.

Foto:

Foto: © See-Saw Films  

10. Precisamos falar sobre o Kevin: trata-se de um drama social sobre a relação de mãe e filho. Ao nascer, o filho da protagonista vê primeiramente o olhar perdido de sua mãe. O longa retrata o dilema entre ter um filho não amado ou abortar.

Foto:

Foto: © BBC Films  

Fonte: Incrivel

Gostou? Então compartilhe:
Quer receber mais coisas interessantes? Curta nossa página no Facebook:
Deixe seu comentário:
Gadoo - Notícias e Curiosidades
© Todos os direitos reservados | Gadoo