Gadoo - Notícias e Curiosidades

11 coisas misteriosas que ocorrem enquanto dormimos

Compartilhe:

Muitas coisas estranhas podem ocorrer durante o sono, e somente quem já experimentou alguma delas sabe como é a sensação.

O fato é que quando estamos dormindo, existem algumas reações bem diferentes produzidas pelo nosso corpo.

Pensando nisso, trazemos 11 coisas misteriosas que ocorrem enquanto dormimos.

Confira:

1. Paralisia do sono: a pessoa não consegue se movimentar, ocorrem alucinações assustadoras e sensação de que há alguém no ambiente. No momento nossos músculos “desligam” enquanto o cérebro permanece acordado. Cerca de 7% da população sofreu de paralisia do sono ao menos uma vez.

Coisas misteriosas que ocorrem enquanto dormimos

Seleção traz 11 coisas misteriosas que ocorrem enquanto dormimos. Só quem já passou por elas sabe a sensação. Foto: © Henry Fuseli/wikipedia  

2. Alucinações hipnagógicas: acontece quando uma pessoa está à beira de dormir, mas ainda acordada. Ela enxerga imagens estranhas diante dos olhos. Em geral, são rostos assustadores e criaturas fantasiosas. Pode acontecer até mesmo em pessoas mentalmente saudáveis e ocorre mais frequentemente em crianças. Elas podem surgir devido ao estresse ou simplesmente a uma boa imaginação. Ou também podem ocorrer caso a pessoa se deite bêbada.

3. Dormir conversando: uma pessoa que sofre de sonilóquio não sabe disso. Pode ocorrer mais frequentemente em homens e crianças, e a razão é o estresse.

4. Um sonho dentro do outro: o indivíduo tem um sonho, depois acorda, mas coisas estranhas continuam acontecendo. No entanto ele estava apenas sonhando que acordou.

5. Sonambulismo: neste caso, a consciência está adormecida, e a paralisia muscular não ocorre. Quem sofre disso pode caminhar e até mesmo sair da casa, o que pode ser perigoso. O problema pode ocorrer em cerca de 4,5 a 10% da população, e frequentemente as crianças são mais afetadas. A causa ainda é desconhecida, assim como a forma de tratamento.

6. Síndrome da cabeça explosiva: neste caso a pessoa acorda com sensação de uma grande explosão que, na verdade, faz parte de sua imaginação. Às vezes, o som parece ensurdecedor. Apesar de não ser perigoso, pode assustar. O problema acontece quando, por algum motivo, existe uma onda de atividade neural nas áreas do cérebro responsáveis pelo processamento de som.

7. Apneia do sono: trata-se de uma parada súbita na respiração e a pessoa acaba acordando. A qualidade do sono diminui, o cérebro experimenta falta de oxigênio e a noite dormida acaba não sendo suficiente. Durante o “ataque”, a pressão arterial também varia, o que pode gerar problemas cardíacos. A obesidade, o tabagismo e a velhice elevam o risco de apneia do sono.


PUBLICIDADE

8. Sonhos recorrentes: são sonhos que reproduzem constantemente o mesmo enredo. Psicólogos acreditam que nosso cérebro usa tais sonhos para prestar atenção a algo que não notamos em nosso dia a dia. As histórias provavelmente se repetirão até que a situação seja resolvida.

9. Caindo: a pessoa tem a sensação de que estava caindo e acaba acordando. Quando dormimos, os batimentos cardíacos e a respiração diminuem. O cérebro se assusta, pois percebe isso como uma possibilidade real de morte, e para verificar se a pessoa está viva, manda impulsos aos músculos.

10. Experiência fora do corpo: trata-se de um fenômeno neuropsicológico no qual uma pessoa, meio adormecida e meio acordada, vê-se de fora do próprio corpo. É um problema muito difícil de estudar. Os cientistas sabem que a ilusão de sair do corpo existe, mas não sabem explicar como funciona nem por que. Porém, algumas pessoas sabem como entrar nesse estado deliberadamente, e fazem isso para expandir os limites de suas capacidades cognitivas.

11. Esclarecimento repentino durante o sono: muitas vezes não conseguimos encontrar uma solução para um problema por um longo tempo, e pensamos constantemente nele. E então, em um sonho, o cérebro nos dá uma pista. Um químico russo chamado Dmitri Mendeleev ficou obcecado com a criação de uma tabela periódica de elementos e depois a viu em um sonho. Aconteceu algo semelhante com o químico August Kekulé quando ele sonhava com uma fórmula para o benzeno. Isso acontece porque às vezes o nosso subconsciente já conhece a resposta, mas ela ainda não alcançou a consciência. Durante o sono, o subconsciente está mais ativo e pode nos fornecer a visão.

Fonte: Brightside

Gostou? Então compartilhe:
Quer receber mais coisas interessantes? Curta nossa página no Facebook:
Deixe seu comentário:
Gadoo - Notícias e Curiosidades
© Todos os direitos reservados | Gadoo