Gadoo - Notícias e Curiosidades

11 segredos bizarros sobre a lua que você nunca ouviu falar

Compartilhe:

Quem é que não conhece a Lua (daqui da Terra, obviamente)? Esse satélite natural é o maior do sistema solar comparado a seu respectivo planeta.

Ele foi visitado pela humanidade pela primeira vez no século passado e as descobertas a seu respeito fascinaram e ainda fascinam muitas pessoas.

A lista abaixo conta com 11 coisas curiosas a respeito dela. Muito provavelmente você nunca ouviu falar de várias delas.

Confira:

1. Tremores:

Segredos bizarros sobre a lua que você nunca ouviu falar

Lua é o maior satélite natural do sistema solar comparado a seu respectivo planeta. Lista traz 11 curiosidades a respeito dela e que você provavelmente nunca ouviu falar. Foto: Reprodução/Listverse

Nosso satélite natural possui 4 categorias de movimentos similares a terremotos. 3 delas são praticamente inofensivas, mas a outra pode chegar a 5,5 graus na escala Richter e durar 10 minutos. Não se tem ideia da origem dos tremores uma vez que não a Lua não possui placas tectônicas ativas.

2. “Planeta gêmeo”

Foto: Reprodução/Listverse

Foto: Reprodução/Listverse

Por possuir cerca de um quarto do diâmetro terrestre, a Lua é o maior satélite natural do Sistema Solar, comparado a seu respectivo planeta. Devido ao tamanhão, ela não orbita a Terra. Ambos os corpos giram um em torno do outro, focados em um ponto chamado baricentro – localizado na crosta da Terra. Dada a localização do baricentro, não se pode classificar a Terra e a Lua como planetas gêmeos.

3. Lixo lunar:

Foto: Reprodução/Listverse

Foto: Reprodução/Listverse

Os astronautas deixaram estimativamente 181.437 quilos de objetos na Lua. A maior parte deste lixo é resultante de diversos experimentos, sondas espaciais e equipamentos lunares que lá estiverem em algum momento. Mas também há contêineres que guardam fezes de astronautas.

4. Ela é um cemitério:

Foto: Reprodução/Listverse

Foto: Reprodução/Listverse

Um famoso astrônomo e geólogo chamado Eugene “Gene” Shoemaker foi uma figura muito importante em sua área de atuação. Ele desenvolveu pesquisas e criou métodos e técnicas que foram utilizados pelos astronautas da Apollo para o estudo lunar. Mas como tinha um problema de saúde, ele não pôde se tornar um viajante lunar, como desejava. Anos depois de sua morte a NASA enviou as cinzas do cientista para a Lua.

5. Anomalias:

Algumas imagens registradas por vários veículos que foram até o satélite natural mostram o que parece ser desde objetos artificiais semelhantes a latas até “Fragmento” – uma estrutura que mede pelo menos 1,6 quilômetros de altura.


PUBLICIDADE

6. Poeira lunar:

Foto: Reprodução/Listverse

Foto: Reprodução/Listverse

Ela é fina como farinha, extremamente áspera e capaz de grudar em tudo. O pó lunar já causou aberturas em botas de astronautas, já bloqueou os visores utilizados por eles, além de ter entrado em suas roupas espaciais, nas naves e de ter causado febre nas pessoas que o inalaram.

7. “Problemas” com baixa gravidade da Lua:

Foto: Reprodução/Listverse

Foto: Reprodução/Listverse

De acordo com o astronauta Buizz Aldrin, as roupas utilizadas e a camada de pó lunar fizeram com que seus pés afundassem 15 centímetros e dificultassem muito a caminhada por lá.

8. Origem do nosso satélite:

Foto: Reprodução/Listverse

Foto: Reprodução/Listverse

Não se sabe qual exatamente a origem da Lua, mas há 5 teorias para ela. A Teoria da Fissão sugere que a Lua fazia parte do oceano Pacífico e que se separou da Terra. A teoria da Captura sugere o satélite natural estava vagando pelo espaço e que foi “capturado” pelo campo gravitacional. Outras duas teorias sugerem que a Lua foi condensada a partir de asteroides ou que se formou depois de uma colisão da Terra com outro planeta do tamanho de Marte. A teoria mais aceitável é a do Impacto Gigante, que sugere que um planeta em formação chamado Theia colidiu com ao nosso e deu origem a uma nuvem de detritos que eventualmente se tornou a Lua.

9. A ciência:

Foto: Reprodução/Listverse

Foto: Reprodução/Listverse

Um estudo com voluntários da Universidade de Basel, na Suíça, confirmou que existe uma chance significativa de que a Lua altere nosso ciclo de sono. As fases do satélite afetam e confundem nossos ciclos de sono e na lua cheia é que ocorrem as piores noites.

10. Sombras:

Foto: Reprodução/Listverse

Foto: Reprodução/Listverse

Neil Armstrong e Buzz Aldrin descobriram que as sombras na Lua são mais escuras que as da Terra. Por exemplo, colocar um pé em um buraco significa que você não o verá. Posteriormente eles descobriram que suas próprias sombras possuíam contornos luminosos quando vistas em certo ângulo do Sol.

11. Campo magnético:

Foto: Reprodução/Listverse

Foto: Reprodução/Listverse

A Lua não possui campo magnético, ainda assim rochas lunares trazidas a Terra por astronautas nas décadas de 1960 e 1970 eram magnéticas. Hoje se descobriu que a Lua já possuiu um campo magnético, mas que já desapareceu.

Fonte: MegaCurioso

Gostou? Então compartilhe:
Quer receber mais coisas interessantes? Curta nossa página no Facebook:
Deixe seu comentário:
Gadoo - Notícias e Curiosidades
© Todos os direitos reservados | Gadoo