Gadoo - Notícias e Curiosidades

25 mistérios e estranhezas das profundezas do oceano que vão deixar você de boca aberta

Compartilhe:

Você já parou para imaginar como é e o que acontece nas profundezas do oceano? Saiba que existem muitas coisas surpreendentes.

O fato é que o fundo do mar carrega muitos mistérios.

Trazemos uma lista com 25 mistérios e estranhezas das profundezas do oceano que vão deixar você de boca aberta.

Confira:

25. Regaleco (serpente do mar): trata-se de um peixe gigante que pode chegar a medir 11 metros de comprimento.

Mistérios e estranhezas das profundezas do oceano que vão deixar você de boca aberta

Seleção traz 25 mistérios e estranhezas das profundezas do oceano que vão deixar você de boca aberta. Foto: awebic

24. Fotossíntese em águas profundas: algumas bactérias próximas de fontes hidrotermais utilizam o brilho vermelho escuro dos respiradouros para fotossintetizar e produzir alimentos para si próprias. Pesquisadores estão tentando descobrir como isso é possível, já que não há luz no fundo do mar.

Foto:

Foto: awebic

23. Curva ascendente: A NOAA (Administração Oceânica e Atmosférica Nacional), EUA, ouve sons dos oceanos em todo o mundo. Muitos deles foram identificados, mas o som conhecido como “upsweep” ainda é difícil de se entender. Ele consiste em alguns segundos de frequência e é mais ativo na primavera e outono.

Foto:

Foto: awebic

22. Lula-vampiro-do-inferno: é uma criatura que tem luz própria, nos tentáculos e nas manchas em suas laterais. Quando incomodada, pode ejetar uma tinta que brilha.

Foto:

Foto: awebic

21. Anomalia báltica: ainda é desconhecida no Mar Báltico e, de acordo com alguns, poderia ser um artefato pré-era-do-gelo ou um dispositivo anti-submarino nazista. Curiosamente, o equipamento elétrico dos mergulhadores parava de funcionar a 200 metros do suposto artefato e um forte sinal de rádio saía próximo dele.

Foto:

Foto: awebic

20. Peixe-pescador: possui uma protuberância que sai de sua testa com uma luz, e ele a usa para atrair presas e se alimentar.

Foto:

Foto: awebic

19. Bloop: trata-se de outro som captado pela NOAA no Pacífico, e curiosamente foi detectado em estações de monitoramento de mais de 5.000 quilômetros de distância. A NOAA concluiu que foi o gelo quebrando uma geleira, porém, alguns cientistas ainda acreditam que poderia ser alguma criatura marinha.

Foto:

Foto: awebic

18. Submarinos perdidos: em 1968 houve a ainda inexplicada perda de submarinos por Estados Unidos, Rússia, Israel e França. Alguns afirmam que essas perdas poderiam ter sido o encobrimento do governo (pelo menos no caso dos Estados Unidos) ou torpedos nucleares falhando no navio.

Foto:

Foto: awebic

17. Groselha do mar: esta espécie de ctenophore possui tentáculos longos e pegajosos e os utiliza para capturar pequenas partículas e animais. Ela não queima como as águas-vivas.

Foto:

Foto: awebic

16. Desaparecimentos: a indústria da aviação já presenciou diversos desaparecimentos no mar sem explicação desde que foi fundada. Um deles aconteceu com o jato MH370 da Malásia Airlines, uma das pioneiras mais conhecidas. Amelia Earhart, desapareceu juntamente com o co-piloto Fred Noonan em 1937 no Oceano Pacífico. Não houve sucesso na busca pelo avião.

Foto:

Foto: awebic

15. Bactérias subterrâneas: alguns cientistas descobriram recentemente bactérias que vivem a 300 metros abaixo do fundo do oceano. Elas foram encontradas através da perfuração de sedimento e crosta, e se alimentavam de resíduos de milhões de anos.

Foto:

Foto: awebic

14. Magnapinna atlântica: a criatura foi vista primeiramente fora da costa havaiana aproximadamente no ano 2000 e foi mal fotografada. Ela pode atingir 5 metros de comprimento incluindo seus tentáculos.


PUBLICIDADE

Foto:

Foto: awebic

13. Caracol de batalha: foi descoberto recentemente no Oceano Índico e utiliza compostos de ferro para se proteger. O exército norte-americano o está estudando para aplicar as descobertas em suas armaduras de batalha.

Foto:

Foto: awebic

12. Vermes hidrotermais: não possuem nem boca nem sistema digestivo e dependem de um relacionamento com bactérias que utilizam substâncias químicas para produzir comida absorvível por estes vermes.

Foto:

Foto: awebic

11. Gonatus Onyx: a criatura utiliza ganchos sob seus braços para deter seus ovos em sua massa até eclodirem.

Foto:

Foto: awebic

10. Corais de água gelada: sabemos que existem recifes de coral em locais tropicais, mas recentemente descobriram a existência de recifes de água fria.

Foto:

Foto: awebic

9. Leptocephalus giganteus: apenas duas espécies foram encontradas e eram larvas. A primeira (vista na costa da África do Sul) podia medir mais de 21 metros de comprimento.

Foto:

Foto: awebic

8. Tubarão-cobra: é um animal pouco visto capaz de prender sua presa dobrando seu corpo.

Foto:

Foto: awebic

7. Fossa das Marianas e o mistério do tubarão: ao utilizar uma isca para atrair algumas espécies no fundo da baía de Suruga, cientistas japoneses acabaram atraindo um tubarão de 9 metros de comprimento.

Foto:

Foto: awebic

6. Redemoinhos subaquáticos: eles existem acima de alguns respiradouros profundos do mar, e em certas condições podem quebrar e girar fortemente trazendo calor, produtos químicos e organismos através do oceano.

Foto:

Foto: awebic

5. Lula gigante: podendo atingir até 13 metros de comprimento e pesar até 450 quilos, a primeira lula gigante foi filmada ao vivo em julho de 2012.

Foto:

Foto: awebic

4. Lula colossal: há poucas informações sobre essa espécie, que possui olhos maiores do que sua mão. Ela vive, predominantemente, na Antártida e possui 25 ganchos rotativos no final de cada tentáculo.

Foto:

Foto: awebic

3. Lagos de enxofre: no Anel de fogo do Pacífico há um lago subaquático feito de enxofre fundido. Trezentos metros abaixo do nível do mar, um local cheio de vida, com caranguejos e camarões concebidos para esta condição bizarra.

Foto:

Foto: awebic

2. Peixe-dragão: possui um feixe de luz vermelha por baixo de cada olho, é bioluminescente e o único animal conhecido que pode ver a luz vermelha de outros peixes-dragões.

Foto:

Foto: awebic

1. Macropinna Microstoma (peixe-fantasma): trata-se um peixe com uma composição rara e pouco compreendida. A cabeça é coberta por uma cúpula transparente, contendo líquido, e ele tem olhos em forma de barril que apontam para cima (através da cúpula).

Foto:

Foto: awebic

Fonte: Awebic

Gostou? Então compartilhe:
Quer receber mais coisas interessantes? Curta nossa página no Facebook:
Deixe seu comentário:
Gadoo - Notícias e Curiosidades
© Todos os direitos reservados | Gadoo