Gadoo - Notícias e Curiosidades

4 exercícios para continuar lúcido quando ficar velho

Compartilhe:

Você tem medo de não conseguir ficar lúcido quando estiver mais velho? Saiba que este é um receio de muitas pessoas.

Manter a cognição preservada pode não ser muito fácil, mas existem algumas atividades simples que podem ajudar.

Veja, a seguir, 4 exercícios para continuar lúcido quando ficar velho. As informações dadas abaixo não substituem a ida regular ao médico.

Confira:

1. Texto colorido: na imagem, há diversas palavras escritas com cores distintas. Diga em voz alta qual a cor de cada uma, e depois faça o mesmo exercício no sentido contrário. Assim, é possível estimular os dois lados do cérebro. Essa atividade pode ser útil para prevenir doenças como o Alzheimer e ajuda a criar novas conexões entre os dois hemisférios do cérebro.

Exercícios para continuar lúcido quando ficar velho

Seleção traz 4 exercícios para continuar lúcido quando ficar velho. Atividades simples podem ser feitas em casa. Foto: Melhor Com Saude

2. Tabela de Schulte: para realizar esta atividade é necessário se concentrar no número que está no centro. Além desse, há outro objetivo: achar o número “1” para dar sequência com todos os demais números em ordem crescente. Sendo assim, a melhor maneira é fixar o olhar em cada novo número encontrado. Esta atividade pode ajudar a elevar a velocidade de processamento da informação, além de desenvolver a visão periférica do cérebro.


PUBLICIDADE

Foto: Melhor Com Saude

Foto: Melhor Com Saude

3. Sinalize com os dedos: esta atividade consiste em realizar, com os dedos da mão direita, o símbolo da paz, e com a mão esquerda o sinal de “ok”. Posteriormente realize o exercício ao contrário e repita diversas vezes. Isso poderá elevar e treinar sua capacidade de concentração, melhorar a atenção para trocar rapidamente de uma tarefa para a outra.

Foto: Melhor Com Saude

Foto: Melhor Com Saude

4. Escrita sincronizada: este exercício pode ajudar a exercitar sua memória. Use 2 folhas de papel e uma caneta em cada mão, então comece a desenhar figuras geométricas ao mesmo tempo com as duas mãos. É possível também escrever palavras ou letras, e o importante é que seja feito de forma simultânea. Essa atividade e útil para ensinar ao cérebro a realizar várias tarefas simultaneamente, ativando os dois hemisférios ao mesmo tempo.

Foto: Melhor Com Saude

Foto: Melhor Com Saude

Outras dicas para conservar a lucidez:

a. Sempre que possível treine sua mão não dominante.

b. Tome banho e realize outras atividades de olhos fechados.

c. Mude o caminho quando for trabalhar, assim você ativa sua memória.

d. Mantenha uma alimentação adequada, e inclua alimentos ricos em fósforo, potássio e magnésio.

Gostou? Então compartilhe:
Quer receber mais coisas interessantes? Curta nossa página no Facebook:
Deixe seu comentário:
Gadoo - Notícias e Curiosidades
© Todos os direitos reservados | Gadoo