Gadoo - Notícias e Curiosidades

5 fatos que mostram a evolução do ser humano

Compartilhe:

O homem é um ser em constante evolução e a cada momento sofre transformações de modo a se adaptar ao ambiente em que vive.

Muitas pesquisas indicam várias evidências a respeito de tais transformações e por conta disso, uma das responsáveis pelo portal Mental Floss, Jessica Hullinger, decidiu reunir algumas das modificações vivenciadas por nós ao longo do tempo, veja só:

Fatos que mostram a evolução do ser humano

Homem é um ser em constante evolução e a cada momento sofre transformações de modo a se adaptar ao ambiente em que vive. Veja 5 fatos que mostram a evolução do ser humano.

1- O nosso cérebro diminui com o passar dos anos

91

Evidências apontam que os últimos 30 mil anos o cérebro humano começou a encolher.

Ao longo da história evolutiva podemos perceber que o tamanho do cérebro era bem maior nos séculos passados quando comparado aos dias atuais.

Como afirma Jéssica, o cérebro diminui de 1,5 mil cm³ para 1,35 mil cm³, fato este que corresponde à retirada de um pedaço de uma bola de tênis.

Várias teorias dizem sobre esta diminuição do cérebro humano. Alguns estudiosos falam que a diminuição se deu ao fato de que a sociedade moderna não exige muito o “uso da cabeça” para a sobrevivência. Outros, acreditam que a diminuição foi vantajosa, visto que os humanos se tornaram mais passivos, diminuindo a agressividade. E ainda existem aqueles que afirmam que os cérebros menores são mais eficientes, se organizando mais rapidamente.

2 – Estamos cada vez mais resistentes

92

Cerca de 1,8 mil genes foram detectados nos seres humanos nos últimos 40 mil anos e todos eles são responsáveis por combater doenças infecciosas. Com isso, as pessoas residente em zona urbana se tornaram resistentes a doenças como lepra, tuberculose, entre outras.


PUBLICIDADE

3 – A tendência é nos tornarmos tolerantes à lactose Segundo Jessica, o leite e seus derivados começaram a se tornar fontes de nutrientes e calorias a partir do momento em que nossos ancestrais se dedicaram à domesticação de vacas, ovelhas e cabras.

93

As pessoas que conseguiam ingerir tais alimentos complicação orgânica, transmitiam essa novidade aos seus descendentes, e isso acontece ainda nos dias de hoje.

Em 2006, um estudo indicou que as pessoas que habitavam o leste da África há 3000 anos ainda desenvolviam a tolerância e hoje, a mutação que facilita a digestão da lactose abrange cerca de 95% dos descendentes dos habitantes do norte da Europa.

4 – Os dentes do siso desaparecerão completamente

94

Os povos primitivos apresentavam dentes do siso devido à alimentação, rica em folhas, raízes, carne crua, frutos, etc. Tais alimentos ocasionam desgastes aos dentes, fato que provocou o surgimento dos terceiros molares.

No entanto, ao longo dos anos, a alimentação foi sofrendo transformações e, hoje, nosso cardápio é constituído de alimentos de fácil trituração. Sem contar o fato de que não precisamos cortar os alimentos com nossos dentes, não é mesmo?

Por isso, podemos afirmar que nossos maxilares diminuíram e os dentes do siso perderam sua utilidade e espaço em nossa boca.

O esperado é que cerca de 35% das pessoas nasçam sem os dentes do siso, sendo que a tendência é que eles desapareçam por completo.

5 – Os olhos azuis surgiram

95

Todos os seres humanos nasciam com olhos castanhos, até que um dia, uma mutação genética deu origem aos invejáveis olhos azuis. A pessoa que sofreu tal mutação viveu entre 7 e 10 mil anos atrás próximo à região do Mar Negro e, certamente, ela foi a responsável por propagar essa característica física.

Jessica relata que o motivo dessa característica ter se espalhado até os dias de hoje se dá ao fato de que possivelmente, nossos ancestrais utilizavam-na como teste de paternidade. Com isso, é provável que os homens de olhos azuis procuravam parceiras de olhos azuis a fim de garantirem a fidelidade.

Fonte: MegaCuriosos

Gostou? Então compartilhe:
Quer receber mais coisas interessantes? Curta nossa página no Facebook:
Deixe seu comentário:
Gadoo - Notícias e Curiosidades
© Todos os direitos reservados | Gadoo