Gadoo - Notícias e Curiosidades

Cacatuas aprendem a fazer ferramenta com madeira para alcançar comida

Compartilhe:

Um estudo descobriu que as cacatuas são animais que podem aprender como fazer e usar ferramentas.

A ave inteligente foi flagrada usando um pedaço de madeira para conseguir resgatar um pouco de alimento que não estava a seu alcance.

O pesquisador da Oxford University, Alex Kacelnik, disse: “As cacatuas parecem imitar e superar seus professores, que é o que todos os bons professores esperam de seus melhores alunos.”

Dois anos atrás, o professor Kacelnik falou de sua surpresa, após uma cacatua chamada Figaro surgir com a ideia de morder um pedaço de madeira e usá-lo para alcançar um pedaço de comida.

Cacatuas aprendem a fazer ferramentas para alcançar comida

Estudo descobriu que cacatuas possuem poder de aprender a fazer ferramentas com madeira para conseguir alcançar comida.


PUBLICIDADE

Este engenho fez Figaro ser o primeiro membro conhecido da família da ave a fazer ferramentas, um feito que se pensava ser unicamente humano.

Agora, o professor mostrou que outras cacatuas podem aprender a fazer e usar ferramentas, assistindo Figaro dar ‘aulas’ de carpintaria.

Outras três aves testadas – Doolittle, pipin e kiwi – aprenderam a usar varas de madeira – e tiveram uma técnica superior à do professor.

Além das cacatuas aqui estudadas, os exemplos incluem os corvos da Nova Caledônia, que fazem varas de gancho para fisgar insetos.

77

Todas as aves testadas foram as cacatuas Goffin. Nativa da Indonésia, elas são pássaros amigáveis às vezes mantidos usadas como animais de estimação.

Fonte: Daily Mail

Gostou? Então compartilhe:
Quer receber mais coisas interessantes? Curta nossa página no Facebook:
Deixe seu comentário:
Gadoo - Notícias e Curiosidades
© Todos os direitos reservados | Gadoo