Gadoo - Notícias e Curiosidades

Conheça as aranhas que expelem cola para evitar que suas presas fujam

Compartilhe:

As aranhas se dividem em várias categorias, com milhares de espécies de aracnídeos que muitas pessoas correm de pavor. Os opiliões, da ordem Opiliones, entram na terceira ordem dos aracnídeos, e possuem juntos mais de seis mil espécies.

Eles se caracterizam por apresentarem o cefalotórax e o abdome unidos, além da terem um par de glândulas repugnantes.

No Brasil, os opiliões são popularmente conhecidos como aranha-bode, aranha-fedorenta ou bodum, por conta da secreção que emitem quando se sentem ameaçados. Apesar disso, eles são inofensivos aos seres humanos.

Conheça as aranhas que expelem cola em suas presas

Aranhas chamadas de opiliões, da ordem Opiliones, utilizam uma espécie de cola para grudar suas presas e evitar que elas escapem.

Mas os cientistas sempre julgaram inusitado o modo como os opiliões caçam suas presas. Agora eles descobriram que esse tipo de aracnídeo possui o poder de revestir seus membros dianteiros com uma espécie de cola, que faz com que as presas fiquem grudadas nas patas desses aracnídeos.


PUBLICIDADE

Eles possuem um par de patas dianteiras chamadas pedipalpos, que funcionam como mãos que usam para manusear alimentos. Os últimos dois segmentos dos pedipalpos possuem pelos com pontas bulbosas, onde o líquido grudento é emitido para que as presas não possam escapar.

Assista como essas aranhas atacam suas presas nos vídeos abaixo:

Fonte: Mega Curioso

Gostou? Então compartilhe:
Quer receber mais coisas interessantes? Curta nossa página no Facebook:
Deixe seu comentário:
Gadoo - Notícias e Curiosidades
© Todos os direitos reservados | Gadoo