Gadoo - Notícias e Curiosidades

O simples princípio do 90/10 pode fazer sua vida se transformar

Compartilhe:

Segundo o escritor norte-americano Stephen R. Covey, apenas uma pequena parte dos acontecimentos de nossas vidas depende das circunstâncias. Ele nomeou uma ideia como “O princípio do 90/10”, na qual ele afirma que somos nós que decidimos o que irá acontecer conosco.

Nós nunca podemos controlar 10% das situações que acontecem em nossas vidas, porém conseguimos controlar nossas reações diante delas.

Os outros 90% dependem de nossas reações, ou seja, como nos comportamos em um momento estressante que não é possível se controlar.

O exemplo a seguir é bem simples, mas explica bem o princípio:

O simples princípio do 90/10 pode fazer sua vida se transformar

O princípio do 90/10, nomeado pelo escritor norte-americano Stephen R. Covey, pode fazer sua vida se transformar. Foto: Incrivel

Enquanto você toma café da manhã, sua filha sem querer derrama-o na sua camisa, e você rapidamente grita com ela, chamando-a de estabanada. Além disso, você fica bravo com a sua esposa já que foi ela que posicionou a xícara naquele lugar.

Após trocar de roupa, você vê sua filha chorando e, por isso, ela não terminou de tomar o café nem arrumou a mochila para o colégio, e consequentemente ela perde a condução para ir para a escola.

Sendo assim, a esposa vai para o trabalho e você precisa levar a menina em seu carro, e, para chegar a tempo, começa a correr e infringe algumas leis de trânsito.


PUBLICIDADE

Como consequência, você chegará atrasado ao trabalho, e notará que esqueceu alguns documentos em casa, ou seja, seu dia começou mal. Quando você retorna para casa sua esposa e filha estão de mau humor, fazendo com que o clima fique pesado.

Vamos lá, por que seu dia foi ruim?

A) Porque a sua filha derramou o café acidentalmente.

B) Porque a sua filha perdeu a condução para o colégio e você precisou levá-la.

C) Porque, devido ao trânsito, você chegou atrasado ao trabalho.

D) Porque você não reagiu bem à situação.

Certamente, a resposta correta é a alternativa “D”, já que você não podia fazer nada em relação ao café que foi derrubado, mas podia ter reagido de outra maneira.

Com isso, a situação seria outra:

O café manchou a camisa e sua querendo chorar, mas você fala: “Calma, filha, não tem problema, só tente ter mais cuidado na próxima vez”. Você troca de roupa e pega os documentos, retorna para a cozinha e sua filha já está dentro da condução escolar, você se despede da sua esposa e vai para o trabalho, sem se atrasar.

As situações foram iguais, porém, as reações completamente diferentes. Lembre-se do princípio 90/10 e não se preocupe com os pequenos problemas.

Ao aplicar esta regra você só tem a ganhar, acredite!

Foto:

Foto: Incrivel

Fonte: Incrivel

Gostou? Então compartilhe:
Quer receber mais coisas interessantes? Curta nossa página no Facebook:
Deixe seu comentário:
Gadoo - Notícias e Curiosidades
© Todos os direitos reservados | Gadoo