Gadoo - Notícias e Curiosidades

Porque emitimos flatulência e o que a faz ser tão fedorenta?

Compartilhe:

Soltar gases é uma das reações mais naturais do corpo humano, mas muitas vezes o assunto é tratado como algo fora do comum.

Cada pessoa é responsável, em média, por emitir de 10 a 20 flatulências diariamente. Mas você já parou para pensar de onde vem tudo isso?

Bom, uma pequena parte decorre da ingestão do ar durante o sono, mas a maioria é produzida a partir de bactérias no intestino, que tem o trabalho de digerir partes da comida que nós não conseguimos consumir.

Nosso intestino é o local onde trilhões desses organismos vivem em relação simbiótica com o corpo. Eles ajuda a extrair a energia dos alimentos, enquanto encontram um local seguro para habitarem.

Porque emitimos flatulência ?

Soltar flatulência é algo comum, mas muitas vezes não entendemos o significado deste processo do organismo. Entenda porque emitimos gases e porque eles fedem tanto.

Essa simbiose ainda ajuda na produção de vitaminas B e K, além de impulsionar o sistema imunológico e outras funcionalidades biológicas.

As bactérias se mantém salvas, e ativam a fermentação dos alimentos, como proteínas e carboidratos, destrinchando tudo em várias partes. Uma dessas partes é o gás emitido na flatulência.


PUBLICIDADE

Dióxidos de hidrogênio (H2) e de carbono (CO2) compõe os produtos gasosos do processo, só que eles não emitem cheiro. Os micróbios específicos no sistema digestor fazem com que possa haver produção de gás metano, mas estes também não possuem odor.

Mas então, de onde vem o cheiro desagradável?

Em menos de 1% dos gases emitidos por dia, existem os compostos voláteis de enxofre, o sulfeto de hidrogênio (H2S) e o metanotiol (CH4S). É comum haver uma intensificação do cheiro ou um aumento da constância na emissão da flatulência de acordo com o consumo de aminoácidos e alimentos ricos em proteínas.

Por isso é bom se atentar quando consumir coisas como feijão, laticínios, batata, derivados de trigo ou o famoso repolho. Já que não existem as enzimas necessárias para digerir esse tipo de alimento, as bactérias fazem o trabalho, aumentando assim o número das flatulências.

Apesar dos gases serem incômodos, eles são sinais de que os processos intestinais estão funcionando a todo vapor. De qualquer modo é bom ser educado e evitar mostrar seu organismo trabalhando. Seus amigos agradecem!

Fonte: Mega Curioso

Gostou? Então compartilhe:
Quer receber mais coisas interessantes? Curta nossa página no Facebook:
Deixe seu comentário:
Gadoo - Notícias e Curiosidades
© Todos os direitos reservados | Gadoo