Gadoo - Notícias e Curiosidades

Porque seu cachorro fica tão feliz quando você chega em casa?

Compartilhe:

Como qualquer dono de cachorro sabe, os bichinhos ficam completamente “malucos” quando seu proprietário chega em casa. Mas você já se perguntou os motivos para isso ocorrer?

A felicidade demonstrada pelos pequenos é algo notório. Segundo especialistas, existem uma explicação científica para isso.

Os motivos se iniciam na descendências dos cães. Há muitos anos, mais especificamente entre 10 e 15 mil anos atrás, cães e lobos começaram a se tornar espécies distintas.

Os cachorros, por essa razão, têm nestes animais selvagens seus ancestrais.

Porque seu cachorro fica tão feliz quando você chega em casa?

Como qualquer dono de cachorro sabe, os bichinhos ficam completamente “malucos” quando seu proprietário chega em casa.

Segundo Gregory Berns, neurocientista, há uma diferença entre os lobos de hoje e aqueles que viveram há muito tempo. Muitos dos anteriores viviam em maior harmonia com os humanos. Eles, teoricamente, evoluíram e geraram os atuais cãezinhos que conhecemos.

Os lobos mais antissociais não se ligavam tanto aos humanos, e acabaram gerando as atuais espécies desta população.

2

Alguns comportamentos entre os lobos também evidenciam o fato de terem ligação com os cães. Um deles é a forma como cumprimentam uns aos outros, lambendo os rostos.

Segundo Jessica Hekman, especialista em cachorros, o comportamento dos lobos se assemelha ao dos cães, apesar de ser mais “ritualizados”. Os cachorros, porém, aceitam com mais facilidade as novidades.

De forma mais simples, apesar de não parecer, cães são menos medrosos que os lobos.


PUBLICIDADE

Por essa razão, os animais selvagens tendem a mostrar os dentes e atacar já que se sentem menos seguros em contato com os humanos, por exemplo.

Segundo Berns, a sociabilidade dos fiéis amigos do homem se tornou uma adaptação poderosa. Para se ter uma ideia, existem muito mais cachorros no mundo do que lobos, o que demonstra que a “estratégia evolutiva” dos mesmos foi muito mais eficaz.

Segundo o pesquisador, os cachorros não nos enxergam como outros deles. Eles são capazes de reconhecer odores familiares e estranhos.

O cheiro de um humano familiar, normalmente gera uma resposta de recompensa no cérebro dos cães. Nem mesmo o cheiro de outro cão causa isso, o que faz com que eles percebam que nós somos realmente diferentes deles.

Segundo Berns, não é apenas a alimentação que causa o amor dos cães aos donos. A companhia dos seres humanos também ajuda nesse sentido.

Quase todos os especialistas alegam que a felicidade sentida pelos animais é comparada a sensação obtida por humanos. Como os cães n]ao entendem os nomes das pessoas, pesquisadores acreditam que eles têm uma resposta emocional ainda mais pura.

Porque os cães ficam tão felizes ao verem seus donos?

O nível um tanto exagerado de felicidade demonstrada por cães ao encontrarem seus donos é talvez explicado pelo fato de eles ainda não aprenderem a aceitar a possibilidade de separação não voluntária de seus donos.

Normalmente eles passam o dia com a sensação de monotonia, e ao ver seu proprietário sentem um alívio e imaginam que alguma coisa interessante vai acontecer, como um passeio ou brincadeiras.

O que fazer quando chegar em casa e o cão estiver em estado de felicidade plena?

Segundo Marcello Siniscalchi, médico veterinário da Universidade de Bari, é preciso analisar a necessidade do bichinho em questão.

Alguns animais mais carentes devem ser recebidos de forma mais fria, a fim de que se acostumem com a ausência de seus proprietários.

Fonte: io9

Gostou? Então compartilhe:
Quer receber mais coisas interessantes? Curta nossa página no Facebook:
Deixe seu comentário:
Gadoo - Notícias e Curiosidades
© Todos os direitos reservados | Gadoo