Gadoo - Notícias e Curiosidades

Você sabe o que acontece com seu corpo após a morte? Vídeo explica cada etapa até a decomposição

Compartilhe:

Você sabe o que acontecerá com seu corpo após morrer? Um vídeo da “AsapSCIENCE” explicou os processos que ocorrem desde o momento da morte até a decomposição.

1. As primeiras horas

Nos segundos iniciais após a morte, o oxigênio acaba rapidamente. Os neurônios, em seguida, encerram suas “operações” e o cérebro para de liberar hormônios que regulam as diferentes funções do corpo, embora algumas ainda possam ser realizadas por alguns minutos. Logo os músculos relaxam (por isso há uma grande possibilidade de que você defeque ou urine).

O cadáver geralmente ganha um aparência pálida, devido à falta da circulação sanguínea. Como o coração não está mais bombeando o sangue, este se acumula no ponto mais baixo do corpo. 12 horas após a morte o corpo atinge seu ponto máximo de descoloração. Entre três e seis horas depois da morte, um fenômeno conhecido como “rigor mortis” começa a se estabelecer. Nele os músculos se contraem e o corpo se torna tão rígido que fica na mesma posição nas próximas 24 a 48 horas.

Veja o que acontece com seu corpo após a morte

Você sabe o que acontecerá com seu corpo após a morte? Vídeo da “AsapSCIENCE” explicou os processos que ocorrem desde o momento dela até a decomposição.

2. Os dias seguintes à morte

Enquanto estes processos ocorrerem, o corpo (se não foi quimicamente preservado ou conservado de outro modo) é lentamente submetido à decomposição. A membrana celular se enfraquece e explode, expelindo citosol – que contém proteínas e enzimas que degradam o tecido circundante juntamente com a ajuda de mais do que 100 bilhões de microrganismos.


PUBLICIDADE

2

Em seguida, as bactérias anaeróbias (que não precisam de oxigênio para sobreviver) atuam no trato gastrointestinal, através dos órgãos abdominais. Este é um processo malcheiroso, conhecido como putrefação, e os maus odores liberados pela quebra de aminoácidos atraem insetos incluindo ácaros, besouros de carniça, e varejeiras.

As moscas-varejeiras surgem e põem seus ovos no tecido podre, e eles chocam dentro de um dia. As larvas, então, comem o tecido.

3. As primeiras semanas

Larvas podem consumir 60% do tecido do corpo em apenas algumas semanas e os buracos resultantes desse processo liberam o fluido de decomposição e também um gás. Entre 20 e 50 dias após a morte a fermentação acontece e atrai larvas do besouro, protozoários e também fungos. Este processo pode ocorrer ao longo de um ano.

4. Um ano ou mais

As partes restantes do corpo serão devoradas por animais e plantas ao longo dos próximos anos (até mesmo os restos do esqueleto). Em seguida, as moléculas são recicladas na natureza.

Fonte: DailyMail

Gostou? Então compartilhe:
Quer receber mais coisas interessantes? Curta nossa página no Facebook:
Deixe seu comentário:
Gadoo - Notícias e Curiosidades
© Todos os direitos reservados | Gadoo