Gadoo - Notícias e Curiosidades

Números apontam que MMA é menos violento que o boxe

Compartilhe:

Apesar do aspecto agressivo e de todo o sangue derramado, estudos comprovam que o MMA, esporte praticado nos eventos do UFC, é sim menos violento e nocivo a saúde de seus praticantes do que outros esportes de luta, como o boxe, por exemplo.

Levantamentos apontam que o número de lesões sérias que ocorrem durante lutas e treinamentos de MMA é inferior aos números contabilizados entre os praticantes de boxe, inclusive após a aposentadoria.

De onde vem a fama de violento do MMA?

O esporte MMA é uma evolução do Vale Tudo, modalidade considerada extremamente violenta devido a fatores como: ausência de regras que visam garantir a integridade física do lutador e falta de preocupação com a igualdade de condições entre os lutadores, que podem se enfrentar mesmo sendo de pesos diferentes.

Além disto, no MMA existe o fator sangue, que choca muito os espectadores do esporte, visto que em praticamente todas as lutas um lutador sai com cortes que espalham sangue pelo octágono.

Como comprovar que o MMA é menos violento que o boxe?

O maior atenuante do MMA frente ao Boxe está na definição de suas regras.

No boxe, os lutadores podem passar diversos rounds levando socos violentos na cabeça, inclusive em momentos que não tenham condição de defesa, o que pode implicar em diversas lesões no cérebro e apresentação tardia de sequelas.


PUBLICIDADE

Já no MMA a proteção ao lutador é sempre uma prioridade, tanto que, a qualquer momento, se o juiz considerar que o lutador não possui mais condições de se defender a luta é interrompida e o lutador indefeso é declarado perdedor, preservando assim a sua integridade.

Golpe de MMA

Números mostram que MMA é menos violento que boxe

Deste modo, sendo o MMA um esporte que visa preservar a saúde do atleta, ele é considerado menos violento que o boxe, que permite que atletas saiam lesionados, muitas vezes, desnecessariamente.

O número de atletas mortos em decorrência de lesões sofridas em lutas no MMA e Boxe

Segundo o levantamento publicado pelo jornal Journal of Combative Sport 1.255 lutadores de boxe morreram devido a complicações decorrentes de lesões sofridas em lutas no período entre os anos de 1741 e 2005, totalizando uma média de 4.75 mortes/ano no esporte.

No MMA o registro de mortes após lesões sofridas em combate é muito menor, em competições sancionadas, foram registradas 3 mortes desde 2001, ano em que foi regulamentada a modalidade. Já em competições não sancionadas morreram 6 atletas durante o mesmo período, o que trás uma média de 1.44 mortes/ano.

Gostou? Então compartilhe:
Quer receber mais coisas interessantes? Curta nossa página no Facebook:
Deixe seu comentário:
Gadoo - Notícias e Curiosidades
© Todos os direitos reservados | Gadoo