Gadoo - Notícias e Curiosidades

6 dicas valiosas para ter um casamento feliz

Compartilhe:

O casamento, apesar de muito contestado por alguns, é algo que nunca sai de moda. A vida a dois é esperada por muitas pessoas, principalmente aquelas apaixonadas por seus parceiros.

Mas como manter o relacionamento sempre saudável mesmo após o desgaste do convívio? É possível superar momentos ruins e ter um casamento duradouro e feliz?

Com as dicas abaixo é possível simplificar os relacionamentos de modo que o casal tenha momentos muito mais proveitosos juntos.

E as medidas a serem tomadas não surgiram por acaso. O gerontologista dos EUA, Karl Pillemer, concluiu um projeto considerado o maior estudo em profundidade realizado com pessoas casadas há muitos anos.

O “Projeto Cornell de conselhos para casamentos” (em tradução livre), foi finalizado após entrevistas e pesquisas sobre a vida de mais de 700 pessoas casadas, com um total de 40 mil anos de união.

Pillemer realizou ainda uma pesquisa aleatória em seu país com cerca de 400 casais com 65 anos ou mais, perguntando sobre como encontrar um parceiro compatível e outros conselhos de relacionamento e amor.

Entrevistas posteriores com mais de 300 indivíduos casados há vários anos (acima de 30 anos de casamento), fez com que o autor do estudo conseguisse dados para ajudar a superar problemas comuns de relacionamento. A equipe de pesquisadores que fez parte dos estudos também avaliou diversos indivíduos divorciados a fim de entenderem como evitar rompimentos matrimoniais.

A idade média dos entrevistados é de 77 anos, sendo 58% mulheres e 42% homens. A duração média dos casamentos foi de 44 anos. O casal com maior tempo de união tinham sido casados por 76 anos, com idades de 98 e 101 anos.

As dicas abaixo foram retiradas dos estudos. Com elas você terá muito mais chance de ter uma vida feliz a dois:

1. Aprenda a se comunicar

Dicas valiosas para ter um casamento feliz

O casamento, apesar de muito contestado por alguns, é algo que nunca sai de moda. A vida a dois é esperada por muitas pessoas, principalmente aquelas apaixonadas por seus parceiros.

O principal ponto de um relacionamento feliz e duradouro é a comunicação. Saber conversar, falar e principalmente ouvir faz bem a qualquer pessoa em situações conjugais ou não.

Casais que não se comunicam tendem a ter um relacionamento curto e infeliz.


PUBLICIDADE

2. Conheça muito bem seu parceiro antes de casar

2

Muitas das pessoas envolvidas no estudo de Pillemer se casaram ainda jovens. Ainda assim, elas recomendam que o casamento deva ocorrer após um amplo conhecimento do parceiro.

A recomendação dos idosos com casamentos duradouros é de que os jovens conheçam cada detalhe da vida dos pretendentes, incluindo manias e reações.

3. Sempre confie no seu casamento

3

Não tente mudar seu parceiro. Se casar em dúvida sobre se o relacionamento vai ou não dar certo, a possibilidade de que ele não dure muito tempo é grande.

4.Trate o casamento como um compromisso inquebrável, para a vida toda

4

Enxergue o casamento como algo sério e lute para que ele sempre se mantenha estável. Mesmo com alguns momentos ruins, respeite seus votos de compromisso e lembre-se dos motivos que o fizeram se casar.

5. Aprenda a viver e fazer as coisas como uma equipe

5

Experiências ao longo da vida podem ser aplicadas no seu próprio casamento. A convivência e trabalho em equipe é uma delas.

Resolva os problemas de forma coletiva, evitando colocar tudo nos ombros do parceiro ou parceira. Qualquer dificuldade, doença ou outro problema de um deve ser encarado pelos dois da mesma forma.

6. Escolha alguém que se parece com você

6

A tese de que os opostos se atraem nem sempre é verdadeira nos relacionamentos. As chances de ter uma união duradoura com alguém que gosta das mesmas coisas que você é muito maior.

Vocês podem compartilhar interesses, realizar atividades prazerosas juntos e ter uma vida muitos mais feliz dessa forma.

Visões controversas, como política, religião, gestão do dinheiro e criação dos filhos podem se tornar graves problemas e desgastar a relação a longo prazo.

Fonte: Hypescience

Gostou? Então compartilhe:
Quer receber mais coisas interessantes? Curta nossa página no Facebook:
Deixe seu comentário:
Gadoo - Notícias e Curiosidades
© Todos os direitos reservados | Gadoo