Gadoo - Notícias e Curiosidades

8 imagens de sobreviventes de ataques a ácido revelando o verdadeiro “rosto da coragem”

Compartilhe:

Talvez muitos de nós não saibamos, mas no Irã – país localizado na Ásia Ocidental – milhares de homens e mulheres são vítimas de ataques a ácido a cada ano.

Tais ataques causam muita dor física e psicológica às vítimas, por lhes desfigurarem. De acordo com estatísticas oficiais, este ato horrível está crescendo no país.

Ele muitas vezes é cometido com a intenção de desfigurar, mutilar, torturar e destruir a vida social e o futuro das vítimas, e geralmente são realizados contra mulheres e crianças.

Os ataques ocorrem principalmente em situações de conflito familiar e as vítimas são responsabilizadas pelo ataque.

A lista abaixo traz 8 imagens de sobreviventes de ataques a ácido, fruto da obra da fotógrafa Asghar Khamseh, que tem como objetivo aumentar a consciência sobre o crescente número deste tipo de violência no Irã.

Confira:


PUBLICIDADE

1. Shirin, de 18 anos de idade e que vive em Teerã, foi vítima de um ataque em 2012 após dizer “não” a um pretendente. Ela perdeu o olho direito, o nariz, um dos ouvidos e ainda acabou com a boca severamente danificada. Outras partes de seu corpo foram queimadas profundamente e isso a fez necessitar de uma série de cirurgias, mas ela ainda precisa de outras.

Imagens de sobreviventes de ataques a ácido revelando o verdadeiro “rosto da coragem”

No Irã, milhares de homens e mulheres são vítimas de ataques a ácido a cada ano, e o número só aumenta. Lista traz 8 imagens de sobreviventes a tais ataques. Foto: Asghar Khamseh

2. Mahnaz Lazemi, de 39 anos, foi vítima de espancamento e ferimentos causados pelo próprio marido. Quando tentou se divorciar dele, foi vítima de ataque a acido. Ela ficou sem o olho esquerdo e um de seus ouvidos, além de ter a pele severamente danificada.

Foto: Asghar Khamseh

Foto: Asghar Khamseh

3. Raana Por Amrai e sua filha Fatemeh Qalandari, que vivem em Kohdasht, foram atacadas pelo cunhado de Raana. A mulher teve o rosto, olhos, as mãos e algumas partes do pescoço queimados, e a menina teve os ombros, as mãos e os braços desfigurados.

Foto: Asghar Khamseh

Foto: Asghar Khamseh

4. Masoumeh Atai, que vive em Esfahan, foi ataca pelo ex-sogro depois que se recusou a reatar seu casamento com o marido. A mulher perdeu a visão como consequência da violência.

Foto: Asghar Khamseh

Foto: Asghar Khamseh

5. Depois que o marido de Zivar Parvin, de 37 anos, morreu, seu cunhado lhe propôs casamento, mas ela recusou. O homem e a esposa, então, atacaram Zivar e sua filha, Yasra, de 18 anos, enquanto elas estavam dormindo. Dezoito dias após o ataque, a jovem morreu e sua mãe perdeu o olho esquerdo.

Foto: Asghar Khamseh

Foto: Asghar Khamseh

6. Maryam Zamani, de 38 anos, e Arezo Hashemi Nezhad, de 13, que vivem no Teerã, foram vítimas no ano de 2010. A mulher e suas três filhas estavam dormindo quando a esposa de seu irmão lhes atacou motivada por ciúmes. Maryam e Arezo, uma das filhas, ficaram completamente desfiguradas. Elas já passaram por diversas cirurgias, mas ainda precisam de se submeter a mais.

Foto: Asghar Khamseh

Foto: Asghar Khamseh

7. Em 2012, Mohsen Mortazavi, de 34 anos, foi atacado em seu primeiro dia de trabalho por um dos colegas. O agressor lançou 3 litros de ácidos sobre o homem e lhe deu 16 facadas porque pensava que ele era a responsável por trotes que estava recebendo. Mohsen acabou completamente desfigurado, perdeu um dos olhos, a pele sobre a cabeça, o tímpano direito e a orelha direita.

Foto: Asghar Khamseh

Foto: Asghar Khamseh

8. Somayeh Mehri, de 29 anos, que viveu em Bam, decidiu se divorciar de marido em 2011. O homem não aceitou e jogou ácido no rosto e também no corpo da mulher,

Foto: Asghar Khamseh

Foto: Asghar Khamseh

bem como na filha do casal, Raana. Ambas ficaram desfiguradas e perderam os olhos direitos. Quatro anos depois, devido a efeitos colaterais do ataque – como cicatrizes no pulmão – Somayeh morreu no hospital.

Fonte: Metro

Gostou? Então compartilhe:
Quer receber mais coisas interessantes? Curta nossa página no Facebook:
Deixe seu comentário:
Gadoo - Notícias e Curiosidades
© Todos os direitos reservados | Gadoo