Gadoo - Notícias e Curiosidades

Cientistas comprovam que cães amam seus donos cinco vezes mais que os gatos

Compartilhe:

Os cientistas chegaram à conclusão que os cães amam seus donos cinco vezes mais que os gatos.

Especialistas acreditam que agora possuem uma resposta química na forma de oxitocina, um hormônio que as mães liberam quando criam um vínculo com seus bebês recém-nascidos, por exemplo.

O ‘hormônio do amor’ tem um papel importante na interação humana, mas agora os cientistas estão estudando seu efeito em gatos e cães.

Os pesquisadores que participaram de um experimento para um documentário da BBC, chamado “Cats vs Dogs” (Gatos vs Cães), testaram animais de estimação para verificar os seus níveis de oxitocina antes e depois de verem seus proprietários.

Cientistas comprovam que cães amam seus donos cinco vezes mais que os gatos

Cientistas chegaram à conclusão que os cães amam seus proprietários cinco vezes mais que os gatos, após analisarem hormônio produzido durante encontro de animais com donos. Foto: Getty

Dez gatos e dez cães tiveram suas salivas tomadas, e em seguida brincaram com seus proprietários por dez minutos.


PUBLICIDADE

Foto: Keystone/Getty Images

Foto: Keystone/Getty Images

Depois os cientistas capturaram outra amostra da saliva e comparara os níveis do produto químico para ver o efeito que os donos causaram nos animais.

Gatos e cães elevaram os níveis de oxitocina, provando que ambos podem dar e oferecer amor. No entanto, os cães aumentaram bem mais que os gatos os níveis do hormônio – 57,2% em comparação com apenas 12% nos gatos.

O neurocientista Dr. Paul Zak, que examinou os resultados, disse: “A partir dessa amostra é verdade dizer que estes cães amam seus donos cinco vezes mais do que os gatos.”

Cães podem até amar-nos mais do que os humanos se amam, disse o Dr. Zak, que relatou que os seres humanos quando encontram um cônjuge ou filho têm os níveis de oxitocina na corrente sanguínea normalmente elevados em 40% a 60%.

Dr. Zak disse: “Eu fiquei muito surpreso ao descobrir que os cães produziram altos níveis de oxitocina. Também foi uma agradável surpresa descobrir que os gatos produzem algo.”

Fonte: Metro

Gostou? Então compartilhe:
Quer receber mais coisas interessantes? Curta nossa página no Facebook:
Deixe seu comentário:
Gadoo - Notícias e Curiosidades
© Todos os direitos reservados | Gadoo