Gadoo - Notícias e Curiosidades

Cientistas descobrem barreira quase impenetrável que protege a Terra de radiações

Compartilhe:

Cientistas descobriram uma barreira quase impenetrável ao redor da Terra, que impede que elétrons ultra energéticos atinjam o planeta.

A barreira, uma espécie de escudo, fica localizada no Cinturão de Van Allen, uma camada formada por partículas eletricamente carregadas que permanecem no lugar pelo campo magnético da Terra.

A proteção, formada por um cinturão interno e externo, a milhares de quilômetros acima da superfície terrestre, foi descoberta no ano de 1958.

Cientistas descobrem barreira que protege a Terra de radiações

Barreira que protege a Terra de radiações foi descoberta por cientistas nos EUA, e fica localizada no Cinturão de Van Allen.

Descobriu-se, após observações, que elétrons muito energéticos mantinham-se sempre a certa distancia da terra, fazendo com que a borda interna do cinturão mais externo de Van Allen funcionasse como uma barreira para que as irradiações não conseguissem penetrar em condições normais.


PUBLICIDADE

De acordo com os pesquisadores, a chamada plasmasfera, uma nuvem gigante de partículas carregadas que fica a cerca de mil quilômetros da superfície terrestre, pode ser a responsável pela proteção.

“Essa barreira para elétrons ultrarrápidos é uma característica notável dos cinturões. Conseguimos estudá-la pela primeira vez porque nunca tivemos medidas tão precisas desses elétrons de alta energia,” disse Dan Baker, cientista da Universidade do Colorado em Boulder.

A revelação da descoberta foi publicada na revista Nature.

Fonte: Ciências e Tecnologia 

Gostou? Então compartilhe:
Quer receber mais coisas interessantes? Curta nossa página no Facebook:
Deixe seu comentário:
Gadoo - Notícias e Curiosidades
© Todos os direitos reservados | Gadoo