Gadoo - Notícias e Curiosidades

Cientistas descobrem buraco negro 12 bilhões de vezes maior que o Sol

Compartilhe:

Cientistas descobriram um buraco negro com uma massa cerca de 12 bilhões de vezes maior que a do Sol, de acordo com publicação na semana passada pela revista britânica Nature.

O enorme buraco fica localizado no coração de um quasar ultraluminoso, um corpo celeste pequeno mas de intensa luminosidade, que radia em grande quantidade.

Os astrônomos consideram que o buraco tenha se originado 900 milhões de anos depois do Big Bang.

Cientistas descobrem buraco negro bilhões de vezes maior que o Sol

Cientistas descobriram buraco negro com uma massa cerca de 12 bilhões de vezes maior que a do Sol, localizado no coração de um quasar ultraluminoso.

Junto com a descoberta houve um estudo posterior, realizado pela universidade de Pequim e liderado por Xue-Bing Wu, professor do departamento de astronomia dessa universidade.


PUBLICIDADE

Xue-Bing e sua equipe acompanharam o quasar usando dados de projetos de inspeções, além e estudos como o SDSS (exploração Digital do Espaço Sloan) e o 2MASS (Reconhecimento em dois micrometros do céu completo).

Eles também usaram dados do estudo da Nasa Wide-Field Infrared Survey Explorer (WISE), projeto que lançou um telescópio espacial em 2009 para analisar a radiação infravermelha.

Fonte: Exame

Gostou? Então compartilhe:
Quer receber mais coisas interessantes? Curta nossa página no Facebook:
Deixe seu comentário:
Gadoo - Notícias e Curiosidades
© Todos os direitos reservados | Gadoo