Gadoo - Notícias e Curiosidades

Cientistas descobrem inseto fêmea com órgão genital masculino

Compartilhe:

O biólogo Rodrigo Lopes Ferreira, da Universidade Federal de Lavras, em Minas Gerais, descobriu em 2012 uma característica inédita em um inseto que vive em cavernas no norte do estado: a espécie do genus Neotrogla conta com pênis, mesmo sendo fêmea.

Depois de divulgarem a descoberta, pesquisadores do mundo todo mostraram interesse em estudar o que poderia ser a primeira espécie de fêmeas com estruturas semelhantes a pênis. O incrível é que os machos apresentam aberturas, que se equivalem a vaginas.

No último dia 17 de maio, o pesquisador brasileiro, juntamente com especialistas do Japão e da Suíça, apresentou novas descobertas no Current Biology.

Os pesquisadores analisaram quatro espécies de insetos do genus Neotrogla, e contaram com microscópios para visualizarem as espécies que medem entre 2,7 e 3,7 milímetros.

Os cientistas ficaram surpresos ao descobrirem que as fêmeas possuem ginossomas compostos por músculos, canais, membranas e espinhos, que se assemelham de fato a um órgão presente em machos.


PUBLICIDADE

Neotrogla

O biólogo Rodrigo Lopes Ferreira descobriu que a fêmea do genus Neotrogla possui um pênis.

Já as espécies de machos possuem falossomas semelhantes às vaginas. “A espécie Neotrogla constitui o primeiro caso na natureza em que a genitália é reversa”, relata Rodrigo Ferreira. Os pesquisadores ainda descobriram que a fêmea coloca ginossoma no órgão do macho, e a cópula dura entre 40 e 70 horas. O órgão feminino coleta as cápsulas de esperma produzidas pelo macho.

Depois da penetração, as membranas do corpo da fêmea inflam e os espinhos de seu órgão reprodutor fazem com que os insetos fiquem encaixados. Mesmo os cientistas tentando separá-los neste momento, não foi possível. O abdômen do macho se separou, mas a cópula permaneceu no local.

A explicação para isso, segundo os cientistas, é parte da evolução. Eles dizem que a quantidade de nutrientes encontrada nas cápsulas de sêmen dos machos é como um presente para suas parceiras. Os estudos ainda continuam.

Fonte: Daily Mail

Gostou? Então compartilhe:
Quer receber mais coisas interessantes? Curta nossa página no Facebook:
Deixe seu comentário:
Gadoo - Notícias e Curiosidades
© Todos os direitos reservados | Gadoo