Gadoo - Notícias e Curiosidades

Estudo afirma que homens com barba possuem mais risco de ficarem doentes

Compartilhe:

Um estudo afirmou que as barbas são consideradas um risco à saúde, e assim, homens que a possuem têm mais risco de ficarem doentes.

Sabemos que as barbas caíram no gosto de muitos homens atualmente. Alguns famosos exibem tipos variados delas, mas, de acordo com estudiosos, ela pode fazer mal à saúde.

Especialistas alertam que as barbas são nada mais que uma “esponja bacteriana” repleta de milhares desses seres.

Carol Walker, consultora do Centro de Tricologia de Birmingham, afirma que os pelos faciais podem ser um meio para a transmissão de germes, pois retém sujeira com mais facilidade.

Homens com barba possuem mais risco de ficarem doentes, afirma estudo

Estudo publicado na revista Anaesthesia afirma que as barbas são anti-higiênicas, podendo levar a riscos na saúde de quem a possui se não for devidamente cuidada.

Ela disse: “Eles tendem a ter mais curvas e dobras que são uma armadilha para acumular sujeiras” – ela acrescentou que as pessoas com barbas podem espalhar as bactérias para as próprias bocas.

155


PUBLICIDADE

A consultora disse, também, que algumas pessoas desenvolvem doenças faciais devido à barba. “Se alguém tem um resfriado, coriza, ela pode escorrer e ficar presa na barba”, diz a consultora.

Ela ainda explica que, devido ao suor, as pessoas podem ficar com a pele irritada, além de acumular bactérias.

Há também a possibilidade de que o “barbudo” possa transmitir as bactérias apenas ao beijar, ou seja, o simples contato pode ser decisivo nesse sentido.

Evidências científicas mostram que barbas podem espalhar infecções, diz o Dr. Ron Cutler, da Queen Mary, Universidade de Londres, da Inglaterra. É por isso que é importante para os homens de face peluda, para lavar sua barba regularmente e garantir que não haja pelos encravados.

O Professor Anthony Hilton, diretor de ciências biológicas e biomédicas na Universidade de Aston, Reino Unido, disse que uma pesquisa confirmou que barba pode espalhar bactérias devido à sujeira resultante de restos de alimentos, que atraem germes.

O estudo, publicado na revista Anaesthesia, analisou máscaras cirúrgicas usadas por pessoas com e sem barba. No resultado, as que eram usadas por pessoas com barba, continham mais bactérias.

Mas o professor emérito de bacteriologia da Hugh Pennington, da Universidade de Aberdeen, afirma que as mesmas bactérias encontradas nas pessoas barbudas estão na pele de quem não a possui. Ele salienta: “Não é um risco para a saúde.”

Fonte: Daily Mail

Gostou? Então compartilhe:
Quer receber mais coisas interessantes? Curta nossa página no Facebook:
Deixe seu comentário:
Gadoo - Notícias e Curiosidades
© Todos os direitos reservados | Gadoo