Gadoo - Notícias e Curiosidades

5 dicas para ser aprovado em qualquer concurso público

Compartilhe:

Cair de cara nos estudos é a melhor forma de ser aprovado num concurso público, mas dicas mais específicas podem colaborar com alguns pontos a mais na hora da prova. O modo como você encara o teste já é um fator chave na possibilidade de ser aprovado.

Confira todos os tipos de dicas para ter uma vantagem na hora de prestar a prova, obtendo os resultados estimados.

Planejamento

Defina suas metas e objetivos antes de começar os estudos. Escolha o cargo desejado e a partir de sua escolha, consulte editais anteriores para traçar seus objetivos e ter uma ideia do que está para enfrentar.

Planeje, então, suas horas de estudo, os métodos utilizados para estudar, programando simulados e revisões para não perder nenhum detalhe importante;

Método de estudo

Não adianta estudar sem critérios. O tempo de estudo já é um começo: Planeje intervalos para comer e relaxar, pois longas horas de estudo levam a perda da concentração e foco, sem disposição para estudar.

Identifique também qual é a sua melhor maneira de absorção da matéria, seja lendo em voz alta, fazendo resumos ou estudando em grupos e em cursos preparatórios.

Cumpra rigorosamente seu planejamento de horários, pois desta forma você não se sentirá perdido e nem se arrependerá de ter deixado de fazer alguma coisa;

aprovado

5 dicas para ser aprovado em qualquer concurso público

Treine em casa

Treinando com concursos anteriores ou separando materiais, tente simular uma prova do modo mais próximo do que acontecerá no dia do concurso público, analisando o número de questões e o tempo que terá para fazer a prova.


PUBLICIDADE

Muitos cursos preparatórios oferecem provões ou simulados, e eles também estão disponíveis na internet. Trabalhe com resumos, esquemas, gráficos, fluxogramas, anotações em árvore, entre outros. Esse métodos vão ajuda-lo a memorizar facilmente alguns detalhes que podiam passar despercebidos;

Motivação

Não é fácil manter a motivação durante várias semanas ou meses, principalmente quando você já fracassou em outras provas. A caminhada é difícil, mas você deve continuar em prol do seu objetivo, com muita força de vontade e aprendendo com seus erros.

A dedicação vem unicamente do estudante, e só ele pode se responsabilizar por seus resultados. Esquecer um pouco o lazer e deixar de lado algumas atividades em nome do estudo é essencial, lembrando-se sempre que todo o esforço será recompensado posteriormente. Não é fácil, mas não é nem de longe impossível;

Manter a calma durante a prova

Não adianta manter-se organizado só antes da prova: É importante manter todas as medidas de estudo na hora de realizar a prova. Respirar fundo e mantenha-se atento, você tem uma oportunidade única de chegar ao seu objetivo, portanto, lembre-se de tudo que estudou durante todo o tempo de planejamento e mantenha-se otimista em passar, com respostas objetivas e controle do tempo ao responder as questões mais difíceis.

Não precisa ser o “sabe-tudo” ou o primeiro colocado do exame, mas precisa ter em mente que vai acertar as questões e dar o seu melhor, fazendo o máximo de pontos para realizar a prova e conquistar uma vaga.

Gostou? Então compartilhe:
Quer receber mais coisas interessantes? Curta nossa página no Facebook:
Deixe seu comentário:
Gadoo - Notícias e Curiosidades
© Todos os direitos reservados | Gadoo