Gadoo - Notícias e Curiosidades

5 maiores erros na preparação para concursos públicos

Compartilhe:

O grande sonho de boa parte dos brasileiros é a aprovação em um concurso público, para um cargo importante, e que garante estabilidade de carreira e boa remuneração, no entanto, são poucas as pessoas que chegam a alcançar este objetivo.

Acontece que, passar em um concurso público não é uma tarefa simples, é necessário muita preparação e planejamento para conseguir obter bons resultados no momento da prova.

Embora a grande maioria dos participantes dos concursos públicos imagine que basta enfiar a cara nos livros e absorver a maior quantidade de conteúdos possíveis para ser aprovado, a verdade é que, a fase de preparação do conteúdo que irá estudar e de qual concurso prestar é o que pode fazer de fato a diferença no final das contas.

Nesta página, listamos os 5 maiores erros que participantes de concursos públicos cometem durante o processo de preparação para a prova.

Confira!

1 – Não definir um concurso específico como alvo

Cada concurso possui as suas particularidades e portanto deve ser tratado de uma maneira distinta. Ou seja, não dá para estudar diversos conteúdos e achar que o todo aprendido servirá para determinar a aprovação na prova de qualquer concurso que se for prestar.

O método de avaliação e de apresentação do conteúdo da prova é diferente de um concurso para outro, de modo que, para aumentar as possibilidades de se obter um bom resultado é preciso ter FOCO em um único concurso no momento de traçar o plano de estudos.

2 – Não ter um plano de estudos bem estruturado

Planejamento e organização são essenciais, lembra?

É necessário criar um plano de estudos bem estruturado, com horas reservadas para estudos, ordem de disciplinas que serão estudadas e cronograma para realização de simulados.

A falta de um plano de estudos bem estruturado pode fazer com que o candidato estude muito, mas de modo desordenado, não focando no conteúdo em que é menos eficiente e desperdiçando energia com disciplinas pouco importantes no contexto da prova.


PUBLICIDADE

Concurso Público

5 maiores erros na preparação para concursos públicos

3 – Não focar nas disciplinas em que se tem maior dificuldade

Parece óbvio que os principais alvos de estudo devem ser as disciplinas em que o candidato possua menor grau de entendimento, mas acredite, muitas pessoas ainda perdem um tempo precioso estudando materiais que, na verdade, já dominam suficientemente bem para realização de uma prova.

A dica para estes casos é prestar atenção no conteúdo programático do concurso e verificar, no momento da estruturação do plano de estudos, para quais disciplinas deve-se dedicar maior tempo de estudo baseando-se nos seus conhecimentos.

4 – Fazer poucos simulados

Bons simulados são o mais próximo da prova que o candidato pode chegar, e como diz o ditado, é errando que se aprende, portanto, nada melhor do que fazer bastante simulados para se ter ideia de qual conteúdo está causando maior dificuldade de entendimento e do que precisa ter o estudo intensificado.

5 – Estudar com pouca antecedência ao concurso

A menos que o candidato tenha uma ótima formação educacional e já tenha estudado para diversos concursos públicos e vestibulares difíceis ao longo da vida, não é possível adquirir conhecimento suficiente para aprovação em um concurso público num período inferior a 6 meses.

Isto mesmo, a menos que você já seja uma pessoa bem preparada para o mundo dos concursos e obtenha bons resultados nos simulados, menos que 6 meses não garantirão a possibilidade de aprovação em um concurso público para um bom cargo com alta concorrência.

Gabarito

E você, tem cometido muitos erros na sua preparação para concursos públicos?

Agora que você já conhece alguns erros cometidos por candidatos à um cargo ofertado em concurso público, que tal compartilhar um pouco da sua experiência?

Você já cometeu ou comete algum destes erros?

Conhece algum outro erro que dificulta a preparação para prestar um concurso?

Gostou? Então compartilhe:
Quer receber mais coisas interessantes? Curta nossa página no Facebook:
Deixe seu comentário:
Gadoo - Notícias e Curiosidades
© Todos os direitos reservados | Gadoo