Gadoo - Notícias e Curiosidades

Compensa fazer curso preparatório para o ENEM?

Compartilhe:

A avaliação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) costuma ocorrer no final de cada ano, entre os meses se outubro e novembro, aproximadamente 5 meses após o término do período de inscrições.

Neste período de 5 meses entre a inscrição no ENEM e a realização da prova é possível realizar uma boa preparação para atingir uma nota muito boa e poder pleitear, em 2015, todos os benefícios de ter ido bem no exame.

Os cursos preparatórios para o ENEM

Nos últimos anos o ENEM ganhou grandes proporções e tornou-se objetivo da maioria dos jovens que desejam ingressar em uma faculdade, seja por meio de bolsas ou não.

Com o aumento da popularidade do exame começaram a surgir alguns cursos que buscam preparar os alunos para a realização da prova, e de lá para cá a cada ano diversos novos cursos são lançados no mercado.

O objetivo dos cursos preparatórios para o ENEM é ensinar ao aluno tudo o que ele precisa saber sobre a prova e o tipo de conteúdo que estará presente nela.

Geralmente, os cursinhos preparatórios para o ENEM ensinam ao estudante qual a melhor maneira de ele obter bons resultados no exame, considerando o modo como a prova é elaborada, o tipo de pegadinhas que podem existir e também o modo como é avaliada a redação.

Prova ENEM

Curso preparatório para o ENEM pode ajudar candidatos a se darem bem na prova

Mas compensa mesmo fazer um preparatório para o ENEM?

É claro que compensa!

Não há dúvidas que o desempenho de um aluno que participou de um curso preparatório será em média, 20% superior ao desempenho de um colega que tenha gozado da mesma formação que ele enquanto estudante dos níveis fundamental e médio da educação.


PUBLICIDADE

Obter uma formação específica para um concurso como ENEM é sempre melhor do que realizar estudos genéricos por conta própria.

Porque estudar sozinho para o ENEM pode ser uma má opção?

A maioria dos jovens que prestam o ENEM optam por estudar sozinhos e dispensam os cursos preparatórios, mas os resultados de estudar sozinho geralmente não são muito eficazes.

Acontece que, mesmo caso o estudante tenha tempo para se dedicar aos estudos, é provável que ele não esteja preparado para fatores como: compreender o conteúdo mais importante à ser estudado, ter ciência sobre qual a área de conhecimento que lhe aplica maiores dificuldades, entre outras coisas, e assim ocorre um desperdício enorme de energia e, mesmo que o estudante consiga aprender diversas coisas sozinho durante os 5 meses de preparação, um aluno que conta com um professor que ensina especificamente sobre o exame conseguirá, no mesmo espaço de tempo, aprender muito mais.

Existem cursos preparatórios para o ENEM que são gratuitos

Não é todo mundo que tem condições de se preparar para o ENEM em um cursinho de uma escola renomada, e para estes existem as opções públicas e comunitárias.

Muitas escolas públicas realizam um curso preparatório intensivo para os alunos concluintes do ensino médio, outras abrem aos finais de semana para ministrar aulas de redação, interpretação de texto, e outras competências necessárias para a obtenção de uma boa nota no exame.

Existem também alguns cursos online gratuitos e outros que são extremamente baratos.

Vale a pena pesquisar bastante para encontrar algo gratuito ou que caiba no bolso pois, sem dúvida, fazer um curso preparatório para o ENEM pode aumentar (e muito) a nota obtida no exame.

Gostou? Então compartilhe:
Quer receber mais coisas interessantes? Curta nossa página no Facebook:
Deixe seu comentário:
Gadoo - Notícias e Curiosidades
© Todos os direitos reservados | Gadoo