Gadoo - Notícias e Curiosidades

3 dicas para minimizar os sintomas da TPM

Compartilhe:

A TPM (tensão pré-menstrual) é o pesadelo de muitas mulheres e em várias idades. Durante aproximadamente uma semana de cada mês, ela chega com os mais variados sintomas que causam desconfortos e incômodos.

O significado da TPM é um conjunto de sintomas provocados pelas oscilações hormonais de uma mulher em sua fase reprodutiva. Esses efeitos são os hormônios que foram produzidos e preparados para uma gravidez que não aconteceu. Por isso, ocorre o sangramento.

Por isso, dentro de poucos dias que antecedem a menstruação, inicia então a tensão pré-menstrual, que vem acompanhada de diversos efeitos colaterais e sintomas. Algumas mulheres sentem mais sintomas do que outras. Mas, também existem aquelas que não sentem nada.

Os principais sintomas são: inchaço no corpo e principalmente na área das mamas, agressividade e irritação constante, choro fácil, tristeza, melancolia, depressão, retenção de líquido, aumento na vontade de consumir carboidrato, em geral os doces. Tudo isso acontece, porque é um período em que a mulher sofre grandes transformações hormonais, a instabilidade resulta nesses variados desconfortos que podem acontecer antes, durante e até mesmo um pouco depois da menstruação.

Mas, hoje em dia não é mais preciso ficar sofrendo com os incômodos. Isso porque, existem vários métodos caseiros para aliviar e muitas vezes acabar com eles. Além disso, para quem deseja ser radical e acabar de vez com os desconfortos, a medicina ginecológica está cada vez mais avançada e repleta de métodos infalíveis que terminam de uma vez por todas com o pesadelo do universo feminino.

Como minimizar os sintomas da TPM

Para quem prefere optar pelas dicas caseiras, existem várias coisas para se sentir melhor a cada mês sem precisar sofrer. O consumo de líquidos durante o período é muito importante, beber principalmente água faz estimula o funcionamento dos rins, e consequentemente reduz o excesso de líquido corporal, diminuindo o inchaço.


PUBLICIDADE

Praticar atividades físicas regularmente ajuda na redução da irritabilidade e estresse típicos desse período. Alivia as cólicas menstruais e também diminui a retenção de líquido no corpo.

TPM

Dicas para minimizar efeitos da TPM

A alimentação é um importante aliado e ajuda bastante no processo hormonal. Alimentos como, frutas, verduras, legumes, soja, linhas e também o cálcio, contribuem para aliviar diversos sintomas e mantê-los no cardápio previnem desconfortos.

Mas, há mulheres que mesmo fazendo esses e outros métodos caseiros, ainda sofrem com o mal da TPM. Por isso, os ginecologistas preferem em muitos casos, utilizar o método da pílula anticoncepcional.

Assim, pode regular a menstruação ou simplesmente não tê-la. Isso porque os anticoncepcionais não servem só para evitar uma gravidez indesejada, mas, também, elas podem beneficiar as dores, inchaço e demais sintomas no ciclo menstrual.

Antigamente, as pílulas continham elevadas taxas de hormônios e por isso, muitas mulheres tinha reação ao tomá-las. Nos dias de hoje, podem ser encontradas diversas marcas de pílulas com baixas taxas hormonais que tem poucos efeitos colaterais ou até mesmo nenhum dano à saúde.

O uso desse método também reduz o risco de doenças cardíacas e do surgimento de cistos ovarianos, combate à acne, é capaz de controlar o aumento de peso e também pode amenizar os efeitos na menopausa, como as oscilações de humor.

Gostou? Então compartilhe:
Quer receber mais coisas interessantes? Curta nossa página no Facebook:
Deixe seu comentário:
Gadoo - Notícias e Curiosidades
© Todos os direitos reservados | Gadoo