Gadoo - Notícias e Curiosidades

9 medicamentos e alimentos que não devem ser ingeridos juntos

Compartilhe:

Quaisquer medicamentos devem ser tomados apenas com prescrição médica, pois todos nós sabemos que eles possuem alguns efeitos.

Se forem consumidos juntos com determinados alimentos, por exemplo, certas medicações podem lhe causar problemas.

O fato é que muitas pessoas não estão atentas a isso, e é preciso prestar atenção para evitar que ocorram interações perigosas.

Pensando nisso, trazemos 9 medicamentos e alimentos que não devem ser ingeridos juntos.

Confira:

1. Espasmolíticos brônquicos: indicados para asma, bronquite e outras doenças pulmonares. Os medicamentos teofilina e albuterol não devem ser tomados juntamente com bebidas que possuem cafeína, para evitar o excesso de nervosismo. A cafeína pode aumentar a toxicidade da teofilina.

Medicamentos e alimentos que não devem ser ingeridos juntos

Seleção traz 9 medicamentos e alimentos que não devem ser ingeridos juntos. Medicamentos devem ser tomados apenas com prescrição médica. Foto: © pixabay   © pixabay  

2. Anti-hipertensivos: indicados para tratar e prevenir distúrbios cardíacos e renais. Medicamentos como captopril, enalapril e ramipril não devem ser consumidos juntamente com alimentos ricos em potássio, pois podem ocasionar arritmia e dispneia.

Foto:

Foto: © pixabay   © pixabay  

3. Medicamentos antiarrítmicos: indicados para tratamento e prevenção de insuficiência cardíaca. O remédio digoxina não deve ser consumido com alcaçuz, já que pode causar desordem dos batimentos cardíacos ou mesmo parada cardíaca.

Foto:

Foto: © pixabay   © pixabay  

4. Medicamentos para reduzir o colesterol ruim: indicados para obesidade, diabetes mellitus e distúrbios cardiovasculares. Medicamentos como atorvastatina, fluvastatina, lovastatina, simvastatina, rosuvastatina e pravastatina, não devem ser consumidos com toranja, já que a fruta aumenta a absorção do remédio, o que aumenta o risco de se ter overdose e efeitos colaterais.

Foto:

Foto: © pixabay   © pixabay  

5. Anticoagulantes: indicados para tratar e prevenir coágulos sanguíneos. Medicamentos como a varfarina não devem ser consumidos com alimentos ricos em vitamina K, pois estes diluem o seu sangue e em combinação com a varfarina podem causar sangramento.


PUBLICIDADE

Foto:

Foto: © pixabay   © pixabay  

6. Hormônios tireoidianos: indicados para hipotireose – diminuição da função da glândula tireoide. Medicamentos como levotiroxina não devem ser consumidos com sojas, castanha e fibra, já que estes bloqueiam a absorção do medicamento.

Foto:

Foto: © pixabay   © pixabay  

7. Antibióticos: prescritos para infecções bacterianas. Medicamentos como tetraciclina (e outras drogas desta linha), ciprofloxacina e penicilina não devem ser consumidos com leite. Isto leva a uma diminuição acentuada na eficácia da droga.

Foto:

Foto: © pixabay   © pixabay  

8. Analgésicos: indicado para inflamações, dores musculares e dores de cabeça. Medicamentos como o ibuprofeno não devem ser consumidos com refrigerantes, pois o dióxido de carbono e o ácido contidos na bebida aumentam a absorção do remédio e elevam sua concentração do sangue, podendo gerar toxicidade, o que é perigoso para os rins.

Foto:

Foto: © pixabay  

9. Antidepressivos: indicados para transtornos de depressão. Medicamentos inibidores da enzima monoamina oxidase (MAO) – tranilcipromina, fenelzina e nialamida – não devem ser consumidos com alimentos ricos em tiramina, pois a interação deles pode causar um aumento crítico da pressão arterial.

Foto:

Foto: © pixabay   © pixabay  

Fonte: Brightside

Gostou? Então compartilhe:
Quer receber mais coisas interessantes? Curta nossa página no Facebook:
Deixe seu comentário:
Gadoo - Notícias e Curiosidades
© Todos os direitos reservados | Gadoo