Gadoo - Notícias e Curiosidades

Bactéria presente na vagina impede infecção através do vírus da AIDS

Compartilhe:

Um novo estudo descobriu que uma bactéria presente na vagina pode ajudar no combate à AIDS e também outras doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).

De acordo om o estudo, partículas do vírus HIV são efetivamente capturadas pelo muco cérvico-vaginal de mulheres que abrigam uma espécie particular de bactérias vaginais, a Lactobacillus crispatus, formando uma espécie de bloqueio natural contra infecções.

O muco pode agir como uma barreira para impedir que patógenos alcancem células da parede vaginal, mas as propriedades de barreira variam muito de mulher para mulher.

Bactéria presente na vagina impede infecção através do vírus da AIDS

Novo estudo descobriu que uma bactéria presente na vagina pode ajudar no combate à AIDS e também de outras doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).

“Superfícies mucosas, como o pulmão, trato gastrointestinal, ou do trato reprodutivo feminino, são onde a maioria das infecções ocorre”, disse Sam Lai, professor de Farmácia e engenharia na Universidade da Carolina do Norte, em Chapel Hill, EUA e autor sênior do estudo.


PUBLICIDADE

“Nossos corpos secretam mais de seis litros de muco todos os dias como uma primeira linha de defesa”, completou o especialista.

O professor e seus colaboradores coletaram amostras do muco fresco de 31 mulheres em idade reprodutiva, e testaram o material para chegarem às conlusões.

Os resultados foram publicados esta semana na “mBio”, uma revista virtual de acesso livre da Sociedade Americana de Microbiologia, e podem levar a novas formas de reduzir ou bloquear a transmissão vaginal do vírus HIV.

De acordo com o pesquisador, o muco cérvico-vaginal pode ser pensado como um “preservativo biológico”, que poderia, potencialmente, ser reforçado através da alteração microflora vaginal das mulheres.

Fonte: EureKalert

Gostou? Então compartilhe:
Quer receber mais coisas interessantes? Curta nossa página no Facebook:
Deixe seu comentário:
Gadoo - Notícias e Curiosidades
© Todos os direitos reservados | Gadoo