Gadoo - Notícias e Curiosidades

Cientistas confirmam que fumar reduz parte do cérebro e leva à perda de memória

Compartilhe:

Fumar causa uma diminuição da espessura de córtex do cérebro, o que pode levar à perda de memória, de acordo com um importante estudo internacional.

O córtex – a camada mais externa do cérebro – afina naturalmente com a idade avançada, mas o fumo parece acelerar o desbaste, envelhecendo cérebros dos fumantes mais rapidamente.

O estudo – o maior de seu tipo realizado até hoje – analisou mais de 500 pacientes com idade média de 73 – incluindo fumantes atuais, ex-fumantes e não-fumantes.

Fumar reduz parte do cérebro e leva à perda de memória, diz cientistas

Cientistas realizaram grande estudo e constataram que fumar reduz parte do cérebro que leva à perda de memória.

Todos os indivíduos foram examinados em 1947, quando crianças, e agora mais dados e exames foram realizados.

66


PUBLICIDADE

“Descobrimos que as atuais e ex-fumantes tinham, na idade de 73, muitas áreas do córtex cerebral mais finas do que aqueles que nunca fumaram. Os indivíduos que pararam de fumar parecem recuperar parcialmente a sua espessura cortical para cada ano sem fumar”, diz o principal autor do estudo, Dr. Sherif Karama, professor assistente de psiquiatria na Universidade McGill.

Embora tenha sido possível recuperar alguma da espessura, este processo levou um tempo muito longo. Mesmo aqueles que tinham parado de fumar 25 anos antes, ainda tinha um córtex mais fino.

Assim os pesquisadores observaram que algumas da ligação entre um córtex mais fino e tabagismo podem ser explicadas não pelo impacto da fumaça do cigarro, mas porque os dados sugerem que as pessoas com QI mais baixos são mais propensas a ter um córtex mais fino e fumar.

Pessoas com afinamento relacionada com a idade do córtex cerebral podem tentar e retardar o declínio mental, tendo em exercício, recebendo quantidade suficiente de vitamina D e ácidos graxos, e baixar o colesterol.

Fonte: Mirror

Gostou? Então compartilhe:
Quer receber mais coisas interessantes? Curta nossa página no Facebook:
Deixe seu comentário:
Gadoo - Notícias e Curiosidades
© Todos os direitos reservados | Gadoo