Gadoo - Notícias e Curiosidades

Como tratar a hipertensão arterial?

Compartilhe:

A hipertensão arterial consiste na subida constante da pressão sanguínea nas artérias, acima dos limites normais. O sangue que circula em nosso organismo deve ser aspirado e expulso pelo coração em quantidade e velocidade determinadas, atravessando o corpo humano através de artérias e veias, livre de obstáculos. A pressão produzida nas paredes dos vasos sanguíneos, chamada de tensão máxima, é intensificada com o bombear rápido do sangue. Quando volta ao seu estado de repouso, o coração relaxa e o valor da tensão mínima é adquirido.

Os principais sintomas da pressão arterial elevada são enjoos, dores de cabeça frequentes e tonturas, sintomas discretos que, sozinhos, passam facilmente despercebidos. O resultado da medição da tensão arterial por uma pessoa especializada com resultado superior a 14/9 é um indício de que sua pressão arterial está em risco.

Na hipertensão arterial primária ou essencial, o tratamento é inespecífico e requer atenções especiais por parte do médico. Existem tratamentos com remédios, visando prevenir as doenças cardiovasculares, enquanto os sem remédios consistem num controle da pressão de pacientes hipertensos sem muito risco. A hipertensão secundária tem tratamento específico, como medicamentos no tratamento do hipertireoidismo.

Saúde do coração

Descubra como tratar a hipertensão arterial

Dicas de como tratar a hipertensão arterial

Modificações alimentares e na rotina ajudam a aliviar muitos dos sintomas da hipertensão. Confira alguns deles:

O estresse é diretamente relacionado à pressão alta. Controle emocional é importante para evitar crises;


PUBLICIDADE

Reduzir o sal de cozinha, embutidos, enlatados, conservas, bacalhau, charque e queijos salgado, além de diminuir os açúcares e aumentar a ingestão de fibras, também é importante;

Exercitar-se regularmente, em treinos periódicos, de três a cinco vezes por semana, é importante. Caminhadas e exercícios aeróbicos são uma boa pedida;

Abandonar o tabagismo é uma das melhores soluções aos hipertensos fumantes, pois a nicotina, substância presente na composição do cigarro, acelera o coração e agrava os sintomas da hipertensão arterial;

O consumo de bebidas alcoólicas também deve ser moderado;

Certos medicamentos elevam a pressão arterial: Anticoncepcionais, anti-inflamatórios, moderadores de apetite, antidepressivos, corticoides, estimulantes (anfetaminas), cafeína, entre outros.

Entre os melhores alimentos para o combate da pressão arterial, essências na dieta, estão: Melancia, nozes, aveia, espinafre, azeite de oliva e alho.

A melancia regula a pressão sanguínea nos vasos, e sendo rica em água e minerais, purifica o organismo, ajudando na circulação. Nozes são boas fontes de magnésio, e atuam como vasodilatadores (ampliadores dos vasos sanguíneos).

A aveia, como ótima fonte de fibras, auxilia no controle da glicose sanguínea, sendo uma importante ferramenta para hipertensos.

O potássio presente no espinafre (como na cenoura e no inhame) age como um natriurético, estimulando a eliminação do sódio presente no corpo.

O azeite de oliva, rico em ômega 3 (que facilita a síntese responsável por contrair e abrir os vasos sanguíneos) deve ser consumido constantemente, assim como sardinha, atum e linhaça.

O alho, por fim, tem poder antioxidante, atuando na diminuição de radicais livres, que são responsáveis por doenças cardíacas. Além disso, a combinação de diversos outros elementos presentes nesse alimento auxiliam na dilatação dos vasos sanguíneos, reduzindo a pressão e facilitando a circulação do sangue.

Gostou? Então compartilhe:
Quer receber mais coisas interessantes? Curta nossa página no Facebook:
Deixe seu comentário:
Gadoo - Notícias e Curiosidades
© Todos os direitos reservados | Gadoo