Gadoo - Notícias e Curiosidades

Entenda a diferença entre gripe e resfriado

Compartilhe:

O inverno chegou e com ele, as habituais doenças respiratórias que “pegam de jeito” e fazem ficar “fora de combate” por alguns dias. Com o ar mais seco da estação e a falta de ventilação de alguns ambientes, é comum que algumas doenças respiratórias apareçam com mais intensidade, como a amigadalite, a otite, a gripe e o resfriado.

Para muitos, esses dois últimos são sinônimos. Porém, especialistas garantem que se tratam de doenças respiratórias com alguns sintomas distintos entre si. Que tal descobrir as principais diferenças entre gripe e resfriado? Saiba mais sobre cada um, agora.

As semelhanças que confundem…

Muitas pessoas acabam se confundindo ao tentarem relatar se estão com gripe ou resfriado devido a algumas semelhanças entre eles. São elas: o contágio por vírus, a coriza, a tosse e os espirros.

Além, disso o contágio ocorre de forma semelhante, pelo ar e entre indivíduos. Ambas as infecções são causadas por vírus, o que também provoca a confusão ao se tentar efetuar o diagnóstico sem o auxílio de um especialista.

Menina espirrando

Qual a diferença da gripe para o resfriado?

O que é a gripe?

A gripe é uma doença respiratória contagiosa, de origem viral, como foi dito anteriormente e é causada pelos vírus da família Influenza: o Influenza A, B e C. entre seus sintomas mais comuns, podemos destacar as dores fortes em todo o corpo, a febre e a tosse, além dos espirros.


PUBLICIDADE

O vírus que mais acomete seres humanos com a gripe é o Influenza A, responsável pelas principais epidemias ocorridas no século XX. Ele se subdivide em vários tipos e pode infectar não apenas as pessoas, como também aves e suínos, por exemplo.

Por sua alta capacidade de mutação, quem teve uma gripe há 1 ano ou 2 e se imunizou, não está isento de ser contaminado com o vírus da gripe que circula hoje, devido a essa alta mutabilidade do Influenza A, o que aumenta os novos casos de gripe no inverno.

Já o Influenza C é o que menos se manifesta em humanos e, quando aparece, geralmente apresenta sintomas mais fracos.

E o resfriado?

O resfriado, apesar de também seu contágio por meio dos vírus, não é causado pelos mesmos responsáveis pela gripe comum. Existem diversos tipos de vírus causadores dos resfriados, entre os quais podemos citar os Rinovírus, Adenovírus e Parainfluenza.

O Rinovírus, que possui mais de 100 sorotipos diferentes, é um dos principais responsáveis pelos tão famosos resfriados comuns, que geralmente duram de 5 a 7 dias e têm efeitos menos intensos. Já o Adenovírus costuma trazer sintomas mais incômodos, como a rouquidão, a dor de garganta e a conjuntivite, provocando um resfriado mais “enjoado”. O Parainflueza, por sua vez, é mais grave em crianças e pessoas com a imunidade baixa.

E a diferença entre gripe e resfriado?

Apesar das várias semelhanças entre a gripe e o resfriado, não é difícil identificá-los. De acordo com o pneumologista Clystenes Soares, da Universidade Federal de São Paulo, “ninguém perde um dia de trabalho por um resfriado. Se você tiver que ficar de cama, é gripe!”.

Gostou? Então compartilhe:
Quer receber mais coisas interessantes? Curta nossa página no Facebook:
Deixe seu comentário:
Gadoo - Notícias e Curiosidades
© Todos os direitos reservados | Gadoo