Gadoo - Notícias e Curiosidades

Dois alimentos que muitos de nós consumimos são agora os principais transmissores da Doença de Chagas, e não mais este inseto

Compartilhe:

Você já deve ter ouvido falar da Doença de Chagas. Ela é causada por um protozoário, o Trypanosoma cruzi, e transmitida por um inseto conhecido como barbeiro, o Triatoma infestans.

Quando o inseto é contaminado, após algumas semanas, o protozoário se multiplica no intestino dele. O barbeiro necessita sugar o sangue de pessoas ou animais para que consiga se desenvolver e, após picar seu alvo, defeca no local.

Assim, o protozoário vai para o sangue da pessoa, afetando várias partes do corpo, como o esôfago, o intestino, o baço e, principalmente, o coração. Em cerda de duas semana,s a doença mostra os seus primeiros sintomas, com o surgimento de febre e mal-estar.

Depois, ela para de mostrar sintomas e só vai provocar problemas por volta de duas décadas mais tarde.

Dois alimentos que muitos de nós consumimos são agora os principais transmissores da Doença de Chagas, e não mais este inseto

A Doença de Chagas está sendo transmitida por dois alimentos muito consumidos por nós, e não somente pelo inseto transmissor. Foto: klickeducacao

O protozoário continua no corpo, multiplicando-se e destruindo tecidos. Pode levar entre 10 e 30 anos até que a enfermidade reaparece “com força”.


PUBLICIDADE

Neste momento o coração da pessoa atingida estará enfraquecido, e o doente acabará tendo insuficiência cardíaca.

Não há cura, apenas tratamento na intenção de prolongar ao máximo possível a vida. Porém, o barbeiro não tem sido o único transmissor do problema. Já existem outras formas, que, inclusive, estão superando o inseto.

Você é fã de açaí e/ou de caldo de cana? Essas são as formas mais importantes de contágio. Isso porque as plantações destes produtos atualmente são os principais habitats do barbeiro.

Em locais sem a higiene correta, ele acaba sendo triturado junto com o açaí ou a cana. E, infelizmente, aproximadamente 70% dos casos da Doença de Chagas no Brasil já são transmitidos via açaí ou cana-de-açúcar.

Portanto, é necessário ter atenção com o consumo destes produtos. O recomendado é consumir os que são de origem confiável, que possuem registros nos órgãos de vigilância, como o Ministério da Agricultura.

Gostou? Então compartilhe:
Quer receber mais coisas interessantes? Curta nossa página no Facebook:
Deixe seu comentário:
Gadoo - Notícias e Curiosidades
© Todos os direitos reservados | Gadoo