Gadoo - Notícias e Curiosidades

É possível ser alérgico a água?

Compartilhe:

A água é um bem imprescindível na vida de qualquer pessoa. Mas sabia que existem pessoas que podem ser alérgicas a ela?

Alexandra Allen, quando tinha 12 anos de idade, enfrentou pela primeira vez um grave problema. Elas estava em férias com a família quando resolveu dar um mergulho na piscina do hotel onde estavam hospedados.

Ao contrário da maioria das crianças, ela teve uma reação grave ao nadar, gerando irritação na pele, coceira e feridas poucas horas depois.

A menina que sonhava em trabalhar como bióloga marinha em um veleiro teve seu sonho interrompido ao ser diagnosticada como alérgica a água.

É possível ser alérgico a água?

A água é um bem imprescindível na vida de qualquer pessoa. Mas sabia que existem pessoas que podem ser alérgicas a ela?

A condição improvável, chamada urticária aquagênica, afeta apenas a pele. Pessoas com o problema podem ingerir o líquido sem problemas.

Somente quando a água, em qualquer temperatura, toca a pele, ocorre uma reação de hipersensibilidade.


PUBLICIDADE

Apesar de não ser clinicamente classificada como alergia, ela é tida como uma reação do tipo alérgica que pertence a um subconjunto de urticária física.

Quando a água toca a pele, inchaços, coceiras e manchas vermelhas começam a se formar no local afetado. Qualquer tipo de água, seja de torneira ou mesmo da chuva causa o problema.

A reação não é diretamente ligada a água. Ela é causada por uma hipersensibilidade a íons encontrados no líquido.

A condição é tão rara que existem menos de 100 ocorrências de urticária aquagênica em todos os livros médicos. Os primeiros casos foram descritos no ano de 1964.

O problema afeta mais as mulheres do que os homens. Normalmente os sintomas surgem na fase da puberdade.

A causa da “alergia” é incerta. As glândulas sudoríparas são vistas como possíveis “culpadas”, já que pode produzir, em determinadas pessoas, uma toxina que leva a reação alérgica em contato com a água.

A maioria dos casos pode ser tratada e controlada com anti-histamínicos. Logicamente sempre será necessário evitar o contato com o líquido.

Fonte: howstuffworks

 

Gostou? Então compartilhe:
Quer receber mais coisas interessantes? Curta nossa página no Facebook:
Deixe seu comentário:
Gadoo - Notícias e Curiosidades
© Todos os direitos reservados | Gadoo