Gadoo - Notícias e Curiosidades

Especialistas fazem apelo a você: não faça mais isto quando for cozinhar ou assar frango

Compartilhe:

Você tem o costume de lavar o frango antes de cozinhá-lo ou assá-lo? Este é um hábito muito comum, pois visa eliminar os germes e as bactérias.

No entanto, é bem errado. O fato é que em um pedaço de frango podem haver aproximadamente 1.000 espécies de bactérias, e a maioria são inofensivas para os seres humanos.

Porém uma delas, a campilobacter, pode provocar uma grave infecção no corpo. Segundo a Food Standards Agency (FSA) – a agência alimentar britânica -, lavar este alimento cru com água momentos antes do cozimento eleva o risco de contaminação por essa bactéria.

A campilobacter é conhecida como bactéria retorcida e é a forma mais comum de intoxicação alimentar na Grã-Bretanha. Grande parte dos casos é proveniente de aves contaminadas.

Especialistas fazem apelo a você: não faça mais isto na próxima vez que for cozinhar ou assar frango

Hábito muito comum antes de cozinhar ou assar frango pode ser maléfico para a nossa saúde. Entenda lendo o post. Foto: johnny6butchers

A contaminação ocorre, pois o processo de lavagem espalha bactérias campilobacter nas mãos, roupas e em utensílios e superfícies de cozinha, graças ao espirro de gotas de água.


PUBLICIDADE

Muitas pessoas ficam doentes apenas por alguns dias, no entanto, a doença pode ocasionar problemas de saúde a longo prazo, como a síndrome do intestino irritável e a síndrome de Guillain-Barré, uma grave enfermidade do sistema nervoso.

Veja, a seguir, quais os principais sintomas da intoxicação por campilobacter:

1. Diarreia grave

2. Dor abdominal

3. Febre

4. Vômitos

A bactéria pode causar morte em casos mais graves, e as pessoas que mais correm riscos são aquelas cuja imunidade está baixa, crianças menores de 5 anos e idosos.

O grande problema é que durante a lavagem as bactérias contidas nestes alimentos, em vez de irem para o ralo, acabam se espalhando ao redor da pia e contaminam suas mãos ou utensílios.

Não é necessário lavar, já que bactéria que está no frango que você vai cozinhar, o fogo vai matar.

Além da campilobacter, o alimento possui outra bactéria, a salmonela, que também pode causar problemas de saúde.

Portanto, o ideal é apenas retirá-lo da embalagem, temperar e levar direto ao fogo, para assar na travessa ou cozinhar na panela.

Caso ele entre em contato com a pia ou outro utensílio, jogue água fervente no local para evitar algum risco de contaminação.

Gostou? Então compartilhe:
Quer receber mais coisas interessantes? Curta nossa página no Facebook:
Deixe seu comentário:
Gadoo - Notícias e Curiosidades
© Todos os direitos reservados | Gadoo