Gadoo - Notícias e Curiosidades

Este hábito noturno aumentaria o risco de você ter câncer de mama

Compartilhe:

Você tem o hábito de deixar a luz acesa por muito tempo durante a noite? Muitas pessoas costumam fazer isso, mas nem imaginam o risco que estão correndo.

O fato é que cientistas da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, avaliaram cerca de 110 mil mulheres e observaram que aquelas que lidavam com maior luminosidade durante a noite, eram 14% mais propícias a desenvolverem câncer de mama.

A pesquisa foi realizada entre os anos de 1989 e 2013, na qual foram levados em consideração também os fatores de risco relacionados à doença, a fim de se evitar resultados confusos.

Outro ponto da pesquisa que deve ser ressaltado é o fato de que a associação entre a luminosidade e o câncer só existiu em mulheres que já foram fumantes ou que se encontravam na pré-menopausa.


PUBLICIDADE

Este hábito noturno aumentaria o risco de você ter câncer de mama

Estudos mostram hábito noturno que aumentaria o risco de você ter câncer de mama. Cientistas relacionam exposição à luminosidade à doença. Fonte: Veja

Uma possível explicação para isso seria que a exposição crônica à luz artificial é capaz de alterar o nosso ciclo circadiano, alterando os níveis e o funcionamento de estrogênio e progesterona que, em excesso, podem ocasionar tumores.

Melhores investigações precisam ser consideradas, mas vale a pena se atentar para o fato de que uma fonte de luz pode sim provocar mudanças no funcionamento de nosso organismo.

Fonte: Saude

Gostou? Então compartilhe:
Quer receber mais coisas interessantes? Curta nossa página no Facebook:
Deixe seu comentário:
Gadoo - Notícias e Curiosidades
© Todos os direitos reservados | Gadoo