Gadoo - Notícias e Curiosidades

Estudo afirma que pílula anticoncepcional diminui cérebro das mulheres

Compartilhe:

As pílulas anticoncepcionais são conhecidas por causar alterações de humor, ganho de peso e náuseas. Mas agora um novo estudo afirma que pode haver outro efeito colateral preocupante para a droga: poderia encolher o cérebro.

Os neurocientistas descobriram que duas regiões importantes do cérebro responsáveis pela emoção e tomada de decisão são mais delicadas em pessoas que tomam a pílula.

Pesquisadores da Universidade da Califórnia, em Los Angeles (EUA), dizem que o córtex orbitofrontal lateral e o córtex posterior cigulate podem encolher em resposta aos hormônios sintéticos encontrados na droga.

Pílula anticoncepcional diminui cérebro das mulheres, afirma estudo

Pílulas anticoncepcionais são conhecidas por causar alterações de humor, ganho de peso e náuseas, mas agora novo estudo afirma que elas poderiam encolher o cérebro.

Substâncias artificiais nos hormônios naturais bloqueiam a droga provocando mudanças na forma e função cerebral, de acordo com o estudo publicado na revista Human Brain Mapping.


PUBLICIDADE

88

Para o estudo, o autor principal, Nicole Petersen, recrutou 90 mulheres, com 44 tendo controle de natalidade combinada e 46 sem uso qualquer tipo de controle de natalidade hormonal.

As varreduras do cérebro revelou que o córtex orbitofrontal, responsável pela tomada de decisões, e o posterior cigulate, que processa emoções, ficaram menores do que a média nas mulheres que tomaram a pílula.

Os pesquisadores ainda não têm certeza se este encolhimento é permanente, e agora estão planejando mais estudos para descobrir.

A pesquisa também foi incapaz de descobrir se as alterações na espessura do córtex refletiam em todas as mudanças reais no comportamento das mulheres que tomam a pílula.

Fonte: Daily Mail

Gostou? Então compartilhe:
Quer receber mais coisas interessantes? Curta nossa página no Facebook:
Deixe seu comentário:
Gadoo - Notícias e Curiosidades
© Todos os direitos reservados | Gadoo