Gadoo - Notícias e Curiosidades

Estudos indicam que comer chocolate faz bem a saúde

Compartilhe:

Quem pensou que o chocolate é prejudicial está redondamente enganado! Estudos apontam que o chocolate pode ser um aliado para o nosso bem estar, se escolhido o tipo e a quantidade certa.

Em 2001 a partir de estudos realizados com uma população de ameríndios do Panamá, foi
levantada a hipótese de que a ingestão de cacau seria benéfica a saúde. Observou-se que a população estudada apresentava baixos índices de morte por doenças do coração, diabetes, hipertensão, entre outros doenças.

Hoje sabe-se que o consumo de chocolate (o mais puro possível como o amargo e o 70% cacau, os mais conhecidos) pode ser um grande auxiliador no controle de doenças em especial as cardiovasculares.

O consumo do chocolate faz com que haja uma redução da pressão nas artérias do coração, do colesterol LDL (também conhecido como colesterol ruim, que transporta a gordura para o fígado e artérias), do diabetes tipo II, inflamações, derrames e AVC.

Chocolate para bem estar, prevenção de dores, gravidez, beleza e emagrecimento

Além de prevenir doenças, o chocolate pode auxiliar também em nosso bem estar e no tratamento de dor, quando o chocolate é ingerido há a liberação de endorfina e dopamina que são os responsáveis pelo relaxamento do corpo e alívio de dor.

Durante a gravidez o chocolate pode minimizar os riscos de hipertensão (pré-eclâmpsia), acredita-se que a teobromina seja o principal fator para que diminua este risco, o recomendável pelos médicos é que o consumo seja feito no máximo até 5 vezes por semana, não mais que isto.

O chocolate além de alimento é um aliado como item de beleza, é utilizado em produtos cosméticos, pois possui alto teor de hidratação, quando utilizado pode minimizar danos causados as células do nosso corpo.


PUBLICIDADE

Por incrível que pareça o chocolate pode ser inserido na dieta para tratamento de emagrecimento, auxiliam na aceleração do metabolismo, diminuindo a quantidade de gordura do organismo, sendo também um regulador da saciedade devido a presença de antioxidantes. No entanto precisam ser consumidos em pequenas porções, nas formas mais naturais possíveis.

Mulher comendo chocolate

Comer chocolate faz bem à saúde

Qual tipo de chocolate faz bem a saúde?

De acordo com nutricionistas os chocolates mais benéficos a saúde são os mais puros, sempre os que concentram mais quantidade de cacau, o cacau por conter grandes cargas de polifenois e flavonoides (compostos bioativos funcionais) possibilitam uma melhor qualidade de vida prevenindo e controlando doenças principalmente as cardiovasculares.

Ou seja, quanto mais presente o cacau no chocolate melhor, sendo recomendado pelos nutricionistas o 100% cacau, 70% cacau ou amargo. Os chocolates que possuem mais leite, açúcar e gorduras do que o cacau, não fazem bem a saúde, pois acabam inutilizando a funcionalidade dos compostos encontrados do cacau.

Concluindo

SIM, o chocolate faz bem a saúde, mas devem ser consumidos no máximo uma barrinha pequena (até 30 gramas) ao dia.
Ahhh… e não vale ingerir os chocolates que não apresentarem maiores teores de cacau, fuja dos chocolates que contenham açúcar, leite, gorduras, amendoim, castanhas, pois o efeito pode ser ao contrário do que foi apresentado neste artigo.

Gostou? Então compartilhe:
Quer receber mais coisas interessantes? Curta nossa página no Facebook:
Deixe seu comentário:
Gadoo - Notícias e Curiosidades
© Todos os direitos reservados | Gadoo