Gadoo - Notícias e Curiosidades

Mitos e verdades sobre alimentação

Compartilhe:

É bem possível que muitos já tenham ouvido diversas recomendações de avó, com relação à alimentação. “Manga com leite faz mal”, “tomar suco de beterraba acaba com a anemia” são apenas duas das mais famosas.

Mas, até que ponto nossas queridas vovós têm razão naquilo que dizem? Para desvendar alguns desses mitos, saiba agora o que é ou não verdade sobre certos alimentos.

Manga com leite faz mal?

Essa é do tempo das senzalas. Isso mesmo. Dizer que manga com leite faz mal foi um mero artifício dos senhores de engenho para diminuir o consumo de leite entre os escravos. Como eles consumiam muita manga devido à sua fartura, usaram desse ardil para evitar que os escravos consumissem o leite, um alimento mais escasso e caro e, assim, sobrasse mais do líquido para comercialização.


PUBLICIDADE

Mulher comendo

Descubra quais os mitos e quais as verdades sobre a alimentação

Chá de erva-doce é bom para cólica em bebês?

Sim, esta é uma dica caseira típica de vovó que não é mito. Devido aos seus princípios calmantes, o chazinho de erva-doce é um bom atenuante para as cólicas que os bebês sentem nos primeiros meses, devido à imaturidade do aparelho digestivo nessa fase da vida.

Entretanto, os pediatras alertam que o aleitamento materno deve ser o único alimento do bebê e por isso, os chás são contraindicados até os seis meses de vida.

Suco de beterraba combate anemias?

Infelizmente, apesar de ser uma deliciosa bebida que muitas avós preparam para seus filhos e netos – e com a melhor das intenções, o suco de beterraba não acaba com a anemia.

A concentração de ferro em uma xícara de beterraba é bem pequena e não possui a mesma facilidade de ser aproveitada pelo organismo como o bife de fígado, por exemplo. Enquanto a xícara de beterraba possui 0,8mg, o bife tem 8,5mg de ferro. O bifinho saiu ganhando.

Gostou? Então compartilhe:
Quer receber mais coisas interessantes? Curta nossa página no Facebook:
Deixe seu comentário:
Gadoo - Notícias e Curiosidades
© Todos os direitos reservados | Gadoo