Gadoo - Notícias e Curiosidades

Os primeiros sintomas da menopausa, quanto tempo ela dura e como aliviá-los

Compartilhe:

A menopausa é uma fase da vida da mulher que acontece entre os 45 e 55 anos de idade, e pode ser carregada de sintomas ruins.

Nesta etapa, o período menstrual acontece com menor frequência, até desaparecer definitivamente.

Essa mudança depende muito de cada organismo, no entanto, os sintomas que aparecem costumam ser:

Os primeiros sintomas da menopausa, quanto tempo ela dura e como aliviá-los

Post traz informações sobre os primeiros sintomas da menopausa e algumas maneiras bem fáceis de aliviá-los. Foto: tuasaude

1. Aumento de peso

2. Suores noturnos

3. Alterações de humor

4. Diminuição do desejo sexual e secura na região íntima

5. Problemas para dormir

6. Perda óssea

7. Dor nos seios

A menopausa é quando a mulher fica um ano completo sem menstruar, o que indica a infertilidade.

O corpo apresenta algumas alterações, como:

1. Muito calor e suor: esse desequilíbrio de temperatura pode permanecer por anos, e as mulheres geralmente ficam mais tensas e ansiosas, resultando em fadiga, alterações de humor e sono alterado. O alívio destes sintomas pode ocorrer com o consumo de alimentos saudáveis, como verduras, frutas, legumes e líquidos naturais, além de ioga e meditação.


PUBLICIDADE

2. Ganho de peso: ele acontece de forma gradual, e, com o envelhecimento, é natural que ocorram mudanças na distribuição de gordura corporal, que, em geral, se acumula no abdômen. Pode ocorrer o aumento de risco de diversas doenças como: câncer de mama, doença cardíaca, diabetes tipo 2 e depressão. Para evitar o aumento de peso, é necessário realizar uma dieta equilibrada e atividades físicas.

3. Enfraquecimento de ossos: durante essa fase, os ovários deixam de produzir o hormônio estrogênio, gerando uma rápida perda óssea, o que pode resultar em osteoporose. É possível prevenir este problema com o consumo de alimentos ricos em cálcio e vitamina D, além de atividades físicas.

4. Alterações no humor: ocorrem devido às alterações hormonais. Neste caso é natural sentir emoções como tristeza, raiva, ansiedade, irritabilidade, vulnerabilidade e exaustão.

5. Problemas para dormir: isso acontece devido ao aumento de calor e alterações hormonais. Neste caso é ideal evitar o consumo de estimulantes antes de ir para a cama, como cigarro, chocolate, café e até bebidas energéticas.

Em média, a menopausa pode durar até quatro anos, mas não é raro que dure até dez anos, ou passe disto. Isso pode variar de acordo com as características físicas e hormonais.

O chá de folhas de amora pode ser útil para aliviar os sintomas:

Ingredientes: 3 a 5 folhas de amora (são vendidas em lojas de produtos naturais) e 1 litro de água.

Modo de fazer: ferva a água e acrescente as folhas de amora, desligue o fogo e tampe a panela. Consuma de duas a quatro xícaras por dia, entre as refeições.

Atenção: as informações contidas neste post não substituem uma consulta com um médico. Procure sempre um especialista!

Gostou? Então compartilhe:
Quer receber mais coisas interessantes? Curta nossa página no Facebook:
Deixe seu comentário:
Gadoo - Notícias e Curiosidades
© Todos os direitos reservados | Gadoo