Gadoo - Notícias e Curiosidades

Pessoas mais altas são mais propensas a desenvolver câncer, revela estudo

Compartilhe:

Um novo estudo descobriu que as pessoas mais altas são mais propensas a desenvolverem câncer em relação às mais baixas.

A pesquisa do Instituto Karolinska, na Suécia, constatou que, para cada 10 centímetros de altura, o risco de desenvolver câncer pode aumentar, em média, 11% nos homens e até 18% nas mulheres.

Os cânceres de mama e de pele possuem, respectivamente, risco 20% e 30% ainda maior.

Enquanto variáveis como obesidade, má alimentação e tabagismo desempenham um grande fator que contribui para a doença, o líder da pesquisa, Dr. Emelie Benyi, delineou duas explicações possíveis para a correlação de altura e câncer.

Pessoas mais altas são mais propensas a desenvolver câncer

Novo estudo do Instituto Karolinska, na Suécia, descobriu que as pessoas mais altas são mais propensas a desenvolverem câncer em relação às pessoas mais baixas.

Uma delas é que as pessoas mais altas têm um maior número de células em seu corpo e elas poderiam se transformar, potencialmente, na doença, de acordo com ele.


PUBLICIDADE

101

“Pode ser também que indivíduos mais altos tenham uma maior ingestão energética, previamente ligada ao câncer”, acrescentou.

Para avaliar a relação entre altura e câncer, o estudo analisou dados de 5,5 milhões de pessoas.

Os participantes nasceram entre 1938 e 1991, e suas alturas variaram de 99 centímetros a 2,28 metros.

As formas mais comuns de câncer encontradas foram de pele e de mama.

Sarah Williams, gerente de informação da saúde no “Cancer Research UK”, disse: “Estes resultados coincidem com estudos anteriores que sugerem que as pessoas mais altas podem ser ligeiramente mais propensas a desenvolver câncer. Mas o estudo não leva em conta muitos fatores que afetam o nosso risco de desenvolver a doença – como o tabagismo”.

Ela também disse que os cientistas não estão certos de qual altura pode afetar o risco de câncer, e salientou: “Seja qual for a sua altura, existem muitas coisas que você pode fazer para reduzir o risco de câncer – não fumar, reduzir o álcool, alimentação saudável, ser ativo, ter um peso saudável e desfrutar do sol com segurança”.

Fonte: Metro

Gostou? Então compartilhe:
Quer receber mais coisas interessantes? Curta nossa página no Facebook:
Deixe seu comentário:
Gadoo - Notícias e Curiosidades
© Todos os direitos reservados | Gadoo